sexta-feira, agosto 28, 2015

Como serão as Aulas do Futuro



  Devemos apostar numa escola moderna que venha de encontro com o conhecimento e o uso da tecnologia, sendo que o educando seja parte desse projeto inovador e que contemple tanto o corpo docente, como o corpo discente da escola do futuro .

Vale ressaltar , que hoje existem em algumas universidades situadas em algumas capitais, quadros inteligentes conectados a um computador que, além de manterem a velha função da escrita, também possibilitam que o professor selecione, exiba e modifique informações armazenadas no seu computador ou na internet. Isso quer dizer que já dá para turbinar as apresentações convencionais de telas do computador, aquilo que muita gente no mundo acadêmico ou dos negócios chama de data show. Do lado dos alunos, os cadernos logo se tornarão item de museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet PCs, micros em forma de prancheta, conectados sem fio à rede de computadores da escola. Com eles, dará para fazer anotações na tela e acessar a internet. Mas a grande vantagem é que o conteúdo da aula ficará disponível para quem quiser e a qualquer momento, porque as anotações do professor e dos alunos, as telas da "lousa" e o áudio das explicações poderão ser baixadas em casa via internet.

Observo através de inúmeras reportagens e documentários que no mundo inteiro, inúmeros pesquisadores buscam soluções tecnológicas para incrementar o ambiente de ensino e proporcionar cenários mais atraentes para uma geração que já nasceu na era digital. No que depender da criatividade e das pesquisas, vai ser cada vez mais interessante ir à escola. Mediante desse cenário inovador, acredito que todos nós teremos que nos aprofundar no que se refere ao uso das tecnologias , pois ainda, não possuímos um total domínio com as tecnologias existentes e tão pouco estamos acompanhando as novas. Devemos ser conscientes de que nossos alunos nasceram no mundo digital, dominam e gostam de tecnologias, estamos um pouco atrasados no que tange esse assunto, e jamais devemos pensar que somos os detentores do conhecimento. Na verdade, temos muito a aprender e fazer uma reciclagem, isto é, o que está dando certo devemos dar continuidade ,e aquilo que está ultrapassado devemos nos adaptar com o mundo virtual e unir o conhecimento com a tecnologia. Ela vai unir modernos recursos da informática com o melhor do que existe, para tornar o estudo mais dinâmico e atraente para o educando. Boa parte dos novos recursos já está no mercado, mas, como essa renovação tem um custo elevado, a revolução nas salas de aula acontece a conta-gotas.
Sendo assim, acreditamos que a escola do futuro passe por inúmeras inovações e que a visão de futuro vai além: o quadro-negro perde espaço para uma tela interativa de largas dimensões, na qual o professor precisa apenas tocar para buscar imagens, textos ou fazer simulações de projetos. Para transformar o conteúdo das aulas em objetos palpáveis, a sugestão é que os alunos tenham acesso a impressoras tridimensionais. Creio que não podemos pensar que a malandragem tomará conta dessa inovação, pois a sala do futuro também poderá jogar contra você. Afinal, não é difícil que a lista de chamada seja aposentada e a presença passe a ser registrada por reconhecimento de impressão digital ou de retina.
Dessa forma as informações no mundo virtual viajam em segundos, por todos os continentes, essa fantástica mágica da tecnologia nos proporciona acompanhar tudo o que acontece no mundo em questão de minutos.



Professora: Rosana Rodrigues
Licenciatura: Letras -Português e Espanhol




quarta-feira, agosto 19, 2015

Educação e os desafios do nosso tempo


ESCOLA DO FUTURO

Atividade EaD                      


Fazer uma reflexão  do texto "Escola do Futuro", sobre  o que podemos fazer  em 8 minutos na escola.... este é o tempo  de concentração real  de um adulto,  de que maneiras podemos trabalhar com  as  crianças e os  adolescentes? Como planejar aulas nestes novos tempos? E como será a escola do Futuro?
A Escola do Futuro
Postar no Blog até  10/09/2015.




 


sexta-feira, agosto 14, 2015

CURSO PROJETO CURRÍCULO TECNOLOGIA


Tecnologia Educacional - Formação de Professores


Projeto Currículo e Tecnologia (40h).


A Prefeitura Municipal de Chapecó / PROINFO/MEC e Rede Municipal de Educação estão oferecendo o curso de Projeto Currículo e Tecnologia (40h), com início no mês de agosto a outubro de 2015, na sala anexa a EBM Paulo Freire, com o intuito de capacitar os profissionais da rede Municipal do Ensino fundamental, Educação Infantil, no Linux Educacional.
O objetivo do curso é propiciar aos gestores, coordenadores e professores das escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar. E a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
A estrutura curricular do curso de 40h, com 08 encontros presenciais, e atividades EaD, organizado em três eixos conceituais – Projeto, Currículo, Tecnologia – que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo dos Eixos do Cursos:
Eixo 1: Projeto - 15h
Eixo 2: Currículo –10h
Eixo 3: Tecnologia- 15h

Tutoras:
Mariza Lamaison
Anelice Figueredo