quinta-feira, abril 16, 2015

Formação da Lousa Digital



Profª: Mariza Lamaison e Anelice Figueiredo
Foi realizada a formação da Lousa Digital no mês de abril/2015, no NTM - Núcleo Tecnológico Municipal com as escolas da Rede Municipal que receberam do Governo federal. Participaram coordenadores das escolas e professores que atuam nos CEMUTs.
Foi trabalhado a instalação da Lousa Digital e os recursos disponíveis que a lousa oferece, e as possibilidades com o uso da internet com atividades interativas.
Conteúdo:
Instalação da Lousa Digital - Passo a passo
Exploração dos recursos pedagógicos da Lousa Digital
Projetor multimídia novo – funcionamento e conteúdo pedagógico

Exploração internet/interatividade.
A Lousa Digital é um recurso tecnológico que possibilita o desenvolvimento de atividades pedagógicas, fazendo uso de imagens, textos, sons, vídeos, páginas da internet, dentre outras ferramentas, que deve necessariamente estar ligada a um computador, conectado a um projetor multimídia. Ela contribui para melhoria das condições de ensino e aprendizagem com o uso de tecnologias em sala de aula, integrando conteúdos digitais interativos e formação de docentes, com o propósito de incentivar a participação curiosidade e interatividade entre alunos e professores. Onde o professor pode escrever texto, digitar por meio do teclado virtual ou do teclado físico acoplado ao computador, fazer anotações sobre imagens projetadas, executar e mostrar filmes, músicas e animações ou simulações e, organizar atividades interativas para o aluno.
A Lousa Digital pode ser muito vantajosa, depende do uso que o professor fizer dela. Ela não serve para transformar uma aula chata em uma aula atraente, não faz com que um professor “ruim” fique “bom”, não transforma o livro, o laboratório e outros materiais didáticos de apoio em “coisas obsoletas” e não melhora a qualidade da educação por si mesma. A qualidade do professor é fundamental para uma boa aula e, portanto, a única coisa que uma Lousa Digital pode fazer pela educação é dar ao bom professor mais ferramentas para que ele se torne ainda melhor.