quarta-feira, maio 28, 2014

Projeto Alimentação Saudável e o uso do computador

Projeto Alimentação Saudável  e o uso do computador


1.    Identificação
Nome do cursista: Sandra Mara Morais
Nome da Escola: EEB. Cel. Lara Ribas          
Local (cidade/estado): Chapecó-SC
Série: 5º Ano                                                    
Número de alunos:    27
Professores envolvidos: Sandra Mara e Maria de Lourdes


Tema: Alimentação Saudável  e o uso do computador

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Como estreitar os veículos tecnológicos com as práticas educativas no processo do aprendizado?

3. Justificativa

A escola é um espaço privilegiado, contribui  para a promover  a saúde  e desempenha papel fundamental para contribuir na qualidade de vida dos educandos.
Incentivar a utilização das tecnologias agregando a promoção da qualidade de vida  nos hábitos saudáveis contribuem para que o aprendizado se torne mais prazeroso e eficaz.
Segundo Parreira (apud CAVALCANTI, 2009, p. 25).
A escola se destaca como espaço privilegiado, uma vez que o indivíduo a frequenta por longo período de sua vida. É nesse ambiente que ocorrem experiências favoráveis á construção de valores, hábitos e atitudes com intuito intrinsecamente pedagógico, porém, tendo em vista também o desenvolvimento e a aprendizagem para formação social do cidadão.

A formação de valores, hábitos e estilos de vida entre eles a alimentação pressupõe a integração de ações necessárias para a adoção de uma alimentação saudável no espaço escolar e no ambiente familiar. Desenvolver ações de apoio a adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada  de forma consciente  justifica a elaboração do projeto.
È nesse propósito que o projeto viabiliza a construção de um campo com inúmeras possibilidades ricas e diversificadas utilizando como interação o uso das tecnologias.
  A Lei nº 11.974/2009 refere no Art. 2º, parágrafo II  - A  inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o  desenvolvimento de práticas saudáveis  de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

O papel da escola é fundamental na formação dos hábitos de vida dos estudantes e é responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional, pois as consequências da alimentação inadequada nesta idade podem caracterizar uma diminuição no aproveitamento do aluno. (OCHSENHOFER, 2000 apud ALMEIDA, 2012, p. 22)


4. Objetivo (s)

·                 Desenvolver o gosto pelo uso das tecnologias
·                 Incentivar a leitura e interpretação
·                 Contribuir para a aquisição de hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação
·                 Promover e desenvolver o consumo consciente de alimentos saudáveis


5. Conteúdos
·                 Conhecer a história da Internet
                             è https://www.youtube.com/watch?v=B0VY3jI1D9Y

·                 Cuidados com o uso da Internet
·                 Para que serve e como utilizamos o processador de textos
·                 A importância da leitura
                              è https://www.youtube.com/watch?v=2suYA1aUQIE
                              è  https://www.youtube.com/watch?v=HnSFicBz7Mc
·                 Como fazer uma pesquisa na internet
·                 Formatação de textos
·                 Pesquisa sobre a Alimentação saudável
                               è https://www.youtube.com/watch?v=HnSFicBz7Mc

·         Vídeo sobre O que é Alimentação Saudável                 
                      è http://www.youtube.com/watch?v=minVLJF43ec
·                 Escolha de 6 receitas para compor o livro de receitas
·                 Observar as orientações no modo de preparo
·                 Pesquisa de imagens
·                 Produção textual

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
As Atividades serão desenvolvidas no Labin de forma individual e coletiva com a interação do professor e dos alunos, através de aulas dialogadas, práticas com pesquisa e elaboração dos trabalhos.
Discutir a importância da alimentação
Refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos na contribuição do aprendizado.
Repensar a Alimentação saúdavel
Duração das atividades: 5 aulas (45 Minutos)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
·         Computador, Internet, Processador de textos, DataShow, vídeos

9. Registro do processo
·                 Registro dos alimentos consumidos  na família
·                 Fotos
·                 Impressão
·                 Exposição dos trabalhos

10. Avaliação e Resultados esperados
          A avaliação seŕa continua de forma individual e coletiva, pontos a serem observados para a avaliação, participação, iniciativa, interesse, evolução.
No final os alunos se posicionarão falando sobre os pontos positivos e negativos, através de texto realizado no processador de textos.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
·                 Blog da escola, Painel com as fotos, Fotos, Exposição dos trabalhos

12. Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde.  Plano Nacional de Saúde. Brasília. 2004. (acessado em 03 de maio de 2014)

Brasil. Ministério da Saúde.  Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 1999.

CAVALCANTI, Leonardo de Almeida. Efeitos de uma intervenção em escolares do ensino
fundamental I, para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Tese de Mestrado, 2009, Brasília. Acesso em: 03 de maio de 2014.


http://www.alimentacaosaudavel.org/ acesso em 25/04/2014 às 14:25

http://www.minhavida.com.br/temas/alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel, acesso em 25/04/2014 as 10:03


Vídeo Sobre Alimentação http://www.youtube.com/watch?v=O7xp5f9rUa0

Vídeo sobre O que é Alimentação Saudável http://www.youtube.com/watch?v=minVLJF43ec

Postado por: Sandra Mara

terça-feira, maio 27, 2014

BRINCANDO E CANTANDO COM O CORPO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ


CEIM CARMEN PELIZZA


PROFESSORA: TANIA ROSA MARSSONA


VANESSA G. LAVINICKI

BRINCANDO E CANTANDO COM O CORPO




JUSTIFICATIVA:


NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CRIANÇA NECESSITA SOCIALIZAR-SE COM O MUNDO A SUA VOLTA E COM O OUTRO, POIS ATRAVÉS DO SEU CORPO ELA INTERAGE EXPRESSANDO SUAS VIVÊNCIAS, NECESSIDADES, INTERESSES E SENTIMENTOS.


A NECESSIDADE DE TRABALHAR ESSE TEMA SURGIU DA OBSERVAÇÃO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, NAS QUAIS AS CRIANÇAS ESTABELECEM RELAÇÕES UMAS COM AS OUTRAS E EXPRESSAM SUA SATISFAÇÃO OU INSATISFAÇÃO. DIANTE DISSO ESSE PROJETO VAI ABORDAR UM MAIOR CONHECIMENTO DO SEU CORPO, CUIDADOS QUE DEVEMOS TER, FAZENDO RELAÇÃO DA NOÇÃO CORPORAL E ESPACIAL.


OBJETIVO GERAL:


  • CONSTRUIR COM AS CRIANÇAS A NOÇÃO CORPORAL, IDENTIFICANDO SUAS PARTES, FUNÇÕES, LIMITES E CUIDADOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • 1-IDENTIFICAR QUAIS SÃO AS PARTES DO CORPO, SUAS FUNÇÕES PARA MAIOR CONHECIMENTO DE COMO SOMOS;
  • 2-RECONHECER AS NECESSIDADES BÁSICAS DO NOSSO CORPO (HIGIENE) PARA COMPREENDER SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA SAÚDE;
  • 3-IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE REALIZAR ESCULTURAS E MODELAGEM A FIM DE RECONHECER AS DIFERENTES PARTES DO SEU CORPO E DO OUTRO
  • 4-DESENVOLVER O GOSTO PELA DANÇA EXPLORANDO OS DIFERENTES MOVIMENTOS AMPLIANDO A COORDENAÇÃO MOTORA;
  • 5-IDENTIIFICAR FORMAS GEOMÉTRICAS SIMPLES RELACIONANDO-AS COM OBJETOS E BRINQUEDOS DO NOSSO COTIDIANO E COM AS PARTES DO NOSSO CORPO;
  • 6-PERCEBER AS DIFERENÇAS DO SEU CORPO E DO CORPO DO OUTRO PARA DESENVOLVER UMA AUTO-IMAGEM POSITIVA DE SI MESMA DIFERENCIANDO GÊNERO MASCULINO E FEMININO;


CONTEÚDOS


  • 1-ESTRUTURA E PARTES DO CORPO E SUAS FUNÇÕES;
  • 2-HIGIÊNE DO CORPO;
  • 3-ESCULTURA E MODELAGEM;
  • 4-DANÇA;
  • 5-FORMAS GEOMÉTRICAS;
  • 6-GÊNERO


PRÁTICA SOCIAL INICIAL


  • AS CRIANÇAS SABEM QUE POSSUEM UM CORPO, MAS DESCONHECEM SUAS PARTES E FUNÇÕES;
  • TODOS SABEM QUE DEVEMOS LAVAR AS MÃOS, MAS NÃO COMPREENDEM O PORQUE DA NECESSIDADE DE CONSTRUIR ESSES HÁBITOS DE HIGIENE;
  • EM SEUS DESENHOS E MODELAGEM A MAIORIA AINDA NÃO APRESENTA FORMA APROXIMADA DO REAL.
  • ESBARRAM UNS NOS OUTROS, CAEM E ÁS VEZES SE MACHUCAM;
  • AS CRIANÇAS VÊM MUITAS FORMAS GEOMÉTRICAS NO SEU DIA A DIA MAS NÃO SABEM O PORQUE DAS DIFERENTES FORMAS NOS OBJETOS;


PROBLEMATIZAÇÃO


  • PORQUE É IMPOTANTE CONSTRUIR A NOÇÃO CORPORAL, DESTACAR AS PARTES E O LIMITES QUE NOSSO CORPO PRECISA TER PARA INTERAGIR E PARA SE LOCOMOVER COM SEGURANÇA;


INSTRUMENTALIZAÇÃO


  • 1- LEVAR O ESQUELETO PARA A SALA DE AULA A FIM DE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM COMO O NOSSO CORPO É FORMADO;
  • 1-DESENHO INDIVIDUAL DO CORPO ATRAVÉS DE DIFERENTES RECURSOS (RECORTE, COLAGEM );
  • 1-CONTAR A HISTÓRIA “EU SOU ISSO”;
  • 1-ILUSTRAR A HISTÓRIA COM PEDAÇOS DE PAPEL;
  • 1-COLORIR AS PARTES DO CORPO E MONTAR IDENTIFICANDO ONDE CADA PARTE SE ENCAIXA;
  • 2-FAZER UMA CAIXA SURPRESA COM: ESCOVA DENTAL, CREME DENTAL, PENTE, PAPEL TOALHA, PAPEL HIGIÊNICO PARA QUE AS CRIANÇAS COLQUEM A MÃO E ADIVINHEM O QUE TEM DENTRO DA CAIXA;
  • 2-APÓS FAZER O DEBATE DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DESSE MATERIAL;
  • 2-MÚSICA DA XUXA – “ESCOVAR OS DENTES”;
  • 2-COLORIR A GRAVURA DE UMA CRIANÇA ESCOVANDO OS DENTES;
  • 2- MÚSICA DO BANHO DE “PATATI PATATÁ”;
  • 2-CANTAR A MÚSICA: DEPOIS DO BANHO PEGO A TOALHA, E NUM SEGUNDO VOU ME ENXUGAR,


SÃO PÉS, JOELHOS, BRAÇOS, PERNAS, ......... TUDO, TUDO PRA ME ENXUGAR.


  • 2-COLORIR O DESENHO COM UMA CRIANÇA TOMANDO BANHO;
  • 2-MONTAR UM PAINEL COM OS HÁBITOS DE HIGIENE;
  • 2-BOLHA DE SABÃO – GALINHA PINTADINHA;
  • CONTAR A HISTÓRIA “ UM BEBÊ EM FORMA DE GENTE;
  • 3- MODELAGEM DO CORPO COM ARGILA ONDE CADA UM FAZ SEU CORPO E DEPOIS VAMOS COLORIR COM TINTA.
  • 3- UTILIZAR O QUEBRA CABEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDAM ONDE ESTÁ CADA PARTE DO CORPO;
  • 3-FAZER UMA BONECA DE PANO;
  • 3-APÓS A CONFECÇÃO, ESCOLHER O NOME DA BONECA, ORGANIZAR UMA AGENDA E UM CRONOGRAMA DE PASSEIO PARA ELA, CADA CRIANÇA LEVARÁ A BONECA COM UMA FOLHA EXPLICANDO A ATIVIDADE PARA A FAMÍLIA E O DIÁRIO PARA QUE FAÇAM O REGISTRO DAS ATIVIDADES FEITAS COM A NOVA AMIGA DA SALA.
  • 3-BRINCAR E DESENHAR O CONTORNO DO CORPO DO AMIGO NA CALÇADA COM GIZ;
  • 3-RECORTE E COLAGEM DO CORPO: PROCURAR EM REVISTAS AS PARTES DO CORPO E RECORTAR (CABEÇAS, TRONCOS, MEMBROS, METADES) INCENTIVAR AS CRIANÇAS DESENHAREM O QUE FALTA PARA COPLETAR O CORPO;
  • 4-DANÇAR A MÚSICA “CABEÇA, OMBRO, TRONCO E PÉ” PARA QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM AS PARTES DO CORPO DE FORMA LÚDICA;
  • 4-OUVIR E CANTAR A MÚSICA “LEVANTAR UM BRAÇO, LEVANTAR O OUTRO, FAZER BAMBOLEIO E MEXER O PESCOÇO;
  • HISTÓRIA “EU ME MEXO”;
  • BRINCADEIRA: ESTÁTUA;
  • 4-MÚSICAS SOBRE O CORPO:
    • MEU CORPO;
    • COM UMA MÃO NA CABEÇA, A OUTRA NA CINTURA;





  • 4-CANTAR AS MÚSICAS
    • TUMBA-LA-CATUMBA;
    • BONECO DE LATA (MODIFICADA);
    • ‘’A MINHA AMIGA DE BARBANTE BATEU A CABEÇA NO CHÃO, AJUDE ELA AGORA PRA NÃO PRECISAR DE OPERAÇÃO. CARINHO AQUI PRA FICAR BOM.


A MINHA AMIGA DE BARBANTE BATEU COM O TRONCO NO CHÃO, AJUDE ELA AGORA PRA NÃO PRECISAR DE OPERAÇÃO. “CARINHO AQUI CARINHO AQUI PRA FICAR BOM.” CONTINUAR EXPLORANDO AS OUTRAS PARTES DO CORPO COMO BRAÇOS, PERNAS, PÉS...







  • 5-EXPLORAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM DOBRADURAS;
  • 5-CONSTRUÇÃO DO CORPO COM FORMAS GEOMÉTRICAS;
  • 5-FAZER UM CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS E CONTAR QUANTAS FORMAS PRECISAMOS PARA MONTAR O CORPO;
  • 5-FAZER UM PAINEL COM OS BONECOS MONTADOS COM AS PEÇAS GEOMÉTRICAS;
  • 6-CONTAR A HISTÓRIA MENINA NÃO ENTRA, ENFATIZANDO QUE MENINOS E MENINAS PODEM BRINCAR COM OS MESMOS BRINQUEDOS E AS MESMAS BRINCADEIRAS;
  • 6-COLORIR OS CORPOS NUS DO MENINO E DA MENINA;
  • 6-DESENHAR NO PAINEL O CONTORNO DO CORPO DE UM MENINO E DE UMA MENINA, CONFECCIONANDO AS ROUPAS E CALÇADOS PARA QUE AS CRIANÇAS VISUALIZEM EM TAMANHO REAL O CORPO, AS DIFERENÇAS E AS PARTES;
  • 6- COM A HISTÓRIA “SER MENINA”;
  • DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS DE SER MENINO E DE SER MENINA;
  • MONTAR UMA MENINA E UMA MENINA COM RECORTES E GRAVURAS;





AVALIAÇÃO





A VALIAÇÃO DAR-SE-Á ATRAVÉS DE REGISTROS E OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, ANALISANDO SE ESTAS CONTRIBUIRAM PARA AS CRIANÇAS:


  • RECONHECEM AS PARTES DO CORPO;
  • PERCEBEM AS DIFERENÇAS FÍSICAS DO CORPO BEM COMO O GÊNERO;
  • ADQUIRIRAM OS PRINCIPAIS HÁBITOS DE HIGIENE;
  • SE SEUS DESENHOS COMEÇARAM ADQUIRIR FORMA;
  • RECONHECEM ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS





PRÁTICA SOCIAL FINAL





AO TÉRMINO DESTE PROJETO ESPERO QUE AS CRIANÇAS:


  • IDENTIFIQUEM AS PARTES DO CORPO;
  • SEUS DESENHOSSOBRE O CORPO COMECEM A TER FORMAS MAIS DEFINIDAS;
  • QUE PASSEM A TER HÁBITOS DE HIGIENE;
  • PERCEBAM AS DIFERENÇAS DO CORPO DOS MENINOS E DAS MENINAS;
  • PERCEBAM QUE OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NO DIA A DIA TEM FORMA;




Bolha de Sabão


(tcha tcha)
Ah, ah, ah, tigum
Bolha de Sabão
Ah, ah, ah, tigum
Banho é muito bom (2x)


Cotovelo, o joelho,
tornozelo e o nariz
Uma orelha, outra orelha
quanta espuma que eu fiz


REFRÃO


O cabelo, o pescoço
tem um pé e tem mais um
O bracinho, o sovaquinho,
a barriga e só falta o bumbum.


Brincadeira na sujeira
que gostoso é brincar
Não estressa, não esquenta
que depois é só esfregar


REFRÃO


Que cheiroso, que gostoso
que vontade de acertar
Tão fofinho, já limpinho,
já tá pronto pra nanar.


Bolha de sabão
bainho tomado, que cheirinho bom
bainho tomado, que cheirinho bom






















quinta-feira, maio 22, 2014

CICLO DA ÁGUA


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Rosana da Cruz de Jesus Liz de Moura
Nome da Escola: EBM ANDRÉ ANTONIO MARAFON Local CHAPECÓ SANTA CATARINA(cidade/estado)
Série: 2 Número de alunos: 28
Professores envolvidos:
Rosana e Ineide
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Ciclo da água
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
Por que?

4. Objetivo (s)
Identificar elementos comuns ou diferentes em ambientes diversos, próximo ou distante, por meio de observação direta ou indireta, percebendo a interferência do ser humano nestes ambientes para suprir suas necessidades.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Leitura como fonte de informação, prazer e conhecimento,

Leitura interpretativa;
Leitura oral e silenciosa;
Individual e coletiva com ritmo e entonação;

Produção de texto coletivo e individual em diferentes gêneros.

Matemática
Unidade, dezena, centena;

Sequencia numérica;

Sucessor e antecessor;

Ciências
Conceitos básicos e a importância da água, ar, solo, luz solar para a vida no planeta terra;

Historia
Identificação e localização dos elementos da natureza.
Geografia

Identificar o porquê das mudanças do tempo;
Aspectos físicos, naturais e sociais,


Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Português, matemática, ciências, historia, geográfica.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Será desenvolvido através do tema água ,feito slides como funciona o ciclo da água com texto, explicando passo a passo. Depois leitura individual e oralmente, com sequencia.
Interpretar a leiturahttps://www.youtube.com/watch?v=ERfRhb5GfUw problematizando. Assistir o filme sobre a água, conversar observar a tenção da classe o interesse pelo assunto.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Data show,
CEMUT

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
O aluno deverá ser capaz de :identificar elementos comuns ou diferentes em ambientes diversos, próximos ou distantes por meio de observação direta ou indireta, percebendo a interferência do ser humano nestes ambientes para suprir suas necessidades.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog, painel, Cartaz
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
Currículo das series iniciais 2ª serie secretaria Municipal de Educação de Chapecó.

Sites, vídeos, livros...filmes