quinta-feira, outubro 25, 2012

Encerramento curso de 100h

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            O NTM de Chapecó-SC comemora o encerramento de mais um curso de Tecnologias na Educação, "Ensinando e Aprendendo com as TICs".
            No último dia os professores tiveram a oportunidade de apresentar, em slides digitais, os trabalhos realizados durante o curso, entre eles projetos educacionais e planos de aulas.
              Trinta e quatro professores concluíram esse curso de 100h. Esse  é mais um, entre os cursos de formação oferecidos pela SED. Todos vindo a  colaborar no processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelos professores dentro das Escola e CEIMs do Município.



quinta-feira, outubro 18, 2012

Viagem pelo planeta

E.B.M. Anita GARIBALDI
Professoras: ELI DEFAVERI DAL PIVA
ELIANE RAFAELI

Turmas: 21 - 22 - 23
Turno: Matutino e vespertino
Período do projeto:setembro-outubro-novembro-dezembro
Ano : 2012
PROJETO DE TRABALHO
TEMA: UMA VIAGEM PELO PLANETA TERRA
PRÁTICA SOCIAL INICIAL: Fílme: Uma aventura no Tempo ( o filme explora os 4 elementos do planeta )
JUSTIFICATIVA: A vida no planeta já reflete a falta de cuidados com ambiente. Faz-se necessário trabalhar o conhecimento cientifico sobre os elementos naturais do planeta, educando e conscientizando as crianças de que pequenas ações contribuim de forma significativa para existência da vida.
OBJETIVO GERAL: Implementar as práticas de uso da língua escrita, a leitura, a interpretação, oralidade e raciocínio lógico por meio do tema “ uma viagem pelo planeta terra”, conhecendo, valorizando e protegendo as diferentes formas da vida no planeta.
Conteúdos:
PORTUGUÊS
- Expressão oral;
- Sequencia lógica de ideias e objetividade;
- Interpretação;
- Produção e reestruturação de textos;
- Grafema e fonema;
- Generos textuais;
- Estrutura e reestrutura de textos;
-Exercícios ortográficos

MATEMÁTICA
-Unidade, dezena e centena;
- Adição e subtração com recurso e reserva;
- Noções de divisão e multiplicação;
- Formas geometricas, figuras planas;
- Sistema de medidas, medidas de tempo e capacidade;
  • Graficos e tabelas;
CIÊNCIAS
-Água, ar, solo, luz solar;
-Transformação que ocorrem no meio ambiente, (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoados, apodrecimento de frutas, ferrugem formação do solo);
- Ciclo de vida das plantas;
-Utilidade das plantas na vida do planeta.
GEOGRAFIA
- Elementos naturais;
- O planeta Terra, a luz do Sol,a lua, formação do arco-iris.

- Modificações provocadas pela ação do homen na paisagem;
itando o desperdicio e preservando o patrimõnio público e a natureza

HISTÓRIA

- Mudanças nos hábitos familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)

-Cuidados com o meio que vivemos, evitando o desperdicio e preservando o patrimõnio público e a natureza

HISTÓRIA

- Mudanças nos hábitos familiares provocadas pelos avanços tecnológicos;
- Transformações ocorridas na rua (pavimentação, iluminação, construção)

Objetivos específicos.

Conseguir expressar-se de diferentes maneiras.

Distinguir e compreender o que dizem os diferentes gêneros textuais.

Fazer relatos orais com seqüência de ideias.

Ler diferentes textos textuais.

Escrever diferentes textos, com e sem ajuda do professor.

Fazer escrita correta de palavras.

Compreender a relação de unidade, dezena e centena.

Trabalhar situações relacionadas a adição e a subtração.

Resolver operações e problemas fazendo o uso do algoritimo.

Trabalhar noções de multiplicação e divisão.

Identificar as formas geométricas em diferentes ambientes.

Reconhecer as medidas de tempo,(dia,dia semana,mês,ano)
Reconhecer as medidas de capacidade (peso,litro)
Compreender as transformações que ocorrem no ambiente que vivemos como (ciclo da água, formação da chuva, vento, geada, trovoada, formação do solo...).
Perceber a importância da água para a vida das plantas e animais.
O que você pode fazer para melhorar o ambiente que você vive?
Problematização
O que você sabe sobre o planeta em que vive?
Como podemos resolver uma situação problema?
Como é a melhor forma de dividir algo com os amigos?
Quais são as formas geométricas que voCê consegue perceber em alguns elementos da natureza?
Você sabe que Mês estamos agora?
Qual é a data do seu aniversário?
Você sabe quais são os dias da semana?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Construção de Terrario - Passeios
- Visitas ao museu
- Músicas
- Poesias,
- Experimentos com plantas e sementes,
-Atividades com sucatas e tinta guache.
- Construção de graficos e tabelas
- Painéis
- Maquetes
- Cruzadinha
-Jogos
- Produção de frases e textos
- Realizar atividades no Centro de Informática.
- Leituras em diferentes materiais.
- Dramatização de histórias infantis.
-Atividades cm gravuras e recorte e colagem
Trabalhar interpretação e leitura em voz alta com literatura infantil
-Assistir vídeos e filmes sobre o tema estudado.
AVALIAÇÃO:
Observar atentamente as contribuições de cada aluno em cada assunto estudado, bem como seu desempenho nas atividades propostas. O aluno será avaliado diariamente através da participação envolvimento, interesse. Será levado em consideração a organização dos materiais, respeito, responsabilidade na sua aprendizagem.
Registros escritos também serão utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos,Serão atribuidas notas para as atividdaes realizadas.
A recuperação paralela acontecerá na medida em que houver necessidade de rever os conteúdos trabalhados, realizando outras atividades para que os objetivos sejam alcançados.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Fazer boneco de alpiste para acompanhar a germinação da semente.
Observar as plantas da escola, procurando rega-las e cuidando com carinho do ambiente escolar.
Produção de textos e painéis relativos ao tema estudado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JOÃO, O FEIJÃO. Texto e ilustrações Malus.Editora Vigília,1984.
MAST E O PLANETA AZUL. Sonia Coppini e Dudu Sperb.Editora UFRGS.
O ESPAÇO, NA PONTA DOS SEUS DEDOS. Judy Nayer
O MUNDINHO AZUL. Ingrid Bellinghausen.Difusão Cultural do Livro.
O GRANDE RABANETE. Tatiana Belinky.Editora Moderna.Ano 2002.
A ÁRVORE GENEROSA. Shel Silverstein.Editora Cosacnaify
SE EU CONTAR NINGUÉM ACREDITA. Gerusa Rodrigues Pinto.Editora FAPI LTDA
UM PRESENTE PARA O PLANETA TERRA. Junji Miyaura
DESCOBRINDO O AMBIENTE. Editora Atual.Autores: Jardelina Lago e Nyelda Rocha de Oliveira.
Coleção Ciranda das Sílabas






CORPO HUMANO


Instituição Educativa: C.E.I.M Brincar e Aprender Sempre
Professor: Teresinha Fortes Vieira
Turma: Maternal
Turno: Matutino
Ano: 2012
Projeto
Tema: O Corpo Humano “Gênero”
Justificativa.
Considerando o função da educação infantil que visa o desenvolvimento integral da criança e a construção do conhecimento que lhe seja significativa, construiu-se um projeto que contemple as diferentes linguagens. Levando a criança a compreender a importância de conhecer seu corpo, suas funções básicas e que existem diferenças entre meninos e meninas e que cada um tem importância.
Objetivo Geral.
Identificar as partes externas do corpo humano, e cuidados que devemos ter, proporcionado, ainda, a identificação das semelhanças e diferenças entre meninos e meninas.
Objetivos Específicos.
Conhecer o seu copo, partes e funções básicas;
Identificar as diferenças e semelhanças entre o corpo masculino e feminino;
Conscientiza as crianças sobre os cuidados de higiene com o seu corpo;
Propiciar atividades, discussões e brincadeiras com interação entre meninos e meninas;
Promover reflexão sobre o respeito que devemos ter com o nosso corpo e com o dos outros;
Valorizar o próprio corpo, reconhecendo seus limites e potencialidades;
Realizar estratégias de quantificação como contagem, estimativa.

Conteúdos.
O corpo humano, partes e funções básicas.
Historias cantigas.
Gênero
Pratica Social Inicial.
As crianças sabem que tem um corpo.
Quem tem meninos e meninas.
Que quando chora a mãe ou a professora pega no colo.

Problematização.
Como é o nosso corpo?
Como é o corpo do colega?
São todos iguais?
Qual é a cor dos seus olhos, cabelos e da pele?
Quem é mais alto?
Quantos meninos? E quantas meninas?
Instrumentalização.
Atividades de rotina...
Cantar a música boneca de lata;
Formação da Rodinha, onde as crianças ouviram a história o Pinóquio, conversar sobre a história;
Desenho do contorno do corpo dos colegas “masculino e feminino” nomear as partes;
Cantigas e gestos sobre o corpo Meu corpo tem, musica da Xuxa;
Eu conheço um jacaré que gosta de comer... esconda seu pé... senão o jacaré come seu nariz e o dedão do pé... cantar outras partes do corpo.
Atividades com massinha de modelar.
Atividades com livrinhos.
Atividades com quebra – cabeça “encaixe sobre o corpo humano”.
DVDS com atividades sobre o tema em estudo.
Dialogar sobre os cuidados que devemos ter com a Higiene do nosso corpo.
Cantar a musica “chuveiro” Patati Patata;
Cantar a musica “eu tenho dente atrás e na frente”;
Cantar “nossos dedinhos” Eliana;
Cantar “meus dentinhos vou escovar”;
Contar outras historias que falem sobre brincadeiras de meninos e meninas.

Avaliação.
Será feita através da mediação e observação constante durante as atividades e nas brincadeiras.

Pratica Social Final.
No final destas atividades espero que as crianças consigam entender e ter mais cuidado com o seu corpo e higiene pessoal.

Atividades “Conteúdos”.
Semanal, atividades de rotina.
Em circulo sentados crianças conversam sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo.
Cantiga: Xuxa: meu corpo tem,
Cabeça, ombros, braços penas e pés.
Cantar com outras partes do corpo.
Com papel pardo desenhar com as crianças o contorno do corpo “masculino e feminino” nomeando as partes do corpo.
Dialogar sobre os cuidados que se deve ter com o corpo Higiene em especial a higiene bucal, dentes. Cantar a musica “todos os dentinhos vou escovar...”.
E realizar a escovação. No caderno de desenho da criança fazer o contorno do corpo onde ela irá completar os órgãos que estão faltando.
História, o menino que via com as mãos.
Texto de Alexandre Azevedo.
Ilustração Grego.
Música: eu conheço um jacaré que gosta de comer ;esconda seus olhinhos senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé; [.....] obs.: cantar as com as outras partes do corpo.
Cantar a música boneca de lata
Boneca de lata caiu com
A cabeça no chão
Levou mais de uma semana
Para fazer a arrumação; [...]

Aprendendo Inglês


ESCOLA DA REDE BÁSICA MUNICIPAL DE ENSINO - CHAPECÓ-SC
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: TANY ALINE FOLLE
TURMA: 4º ANO PERIODO DE DURAÇÃO: 1 BIMESTRE

TEMA: Estudando, participando, cuidando é possível reencantar o pensar e o fazer.
SUB-TEMA: Colocar em prática o que se sabe e o que se aprende em Língua Inglesa.
JUSTIFICATIVA:
Percebe-se que a maioria dos educandos gosta do ambiente escolar, no entanto alguns não demonstram entusiasmo e valorização pelos estudos. Assim, faz-se necessário estimulá-los através de atividades teóricas e praticas para ampliar seus conhecimentos e comprometê-los socialmente.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos educandos momentos de exploração e aquisição de conhecimento, desafiando-os a dedicar-se com mais compromisso aos estudos.
OBJETIVO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA: Propiciar aos educandos momentos de interação com a realidade regional, estadual, nacional e internacional, onde os mesmos poderão perceber a necessidade de conhecer e compreender a Língua Inglesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a aplicação das estruturas gramaticais na organização e elaboração de sentenças.
- Estabelecer relação com o conjunto lexical explorado, interagindo e aplicando no contexto abordado.
- Conhecer e respeitar as diferentes datas comemorativas observadas.
CONTEÚDOS:
- Holidays- Léxico: - Parts of the body; - Nature; - Food and Drink; - Days of the week;
- Time: What time is it? It’s six o’clock.
- Estruturas: Possessivos,
- Adjectives, - Action Verbs (verbos e expressões)CONTEÚDOS
DIMENSÕES
- social, cultural, história, literária, política, econômica, estética e ideológica,
PROBLEMATIZAÇÃO
- Em âmbito geral a professora instigará os alunos a comentarem sobre os assuntos a serem explorados. Warm Up. Questionamentos: O que vocês conhecem por possessivos? Quais são eles? Quando usamos? O que indica um verbo? O que é um verbo de ação? Vocês gostam de adjetivos? E o que é um adjetivo? Quando podemos utilizá-los?
- Poderiam nomear alguma das partes do corpo em inglês?
- Vocês sabiam que os dias da semana são em homenagem aos Deuses?
- Recordando os numerais iremos elaborar horários.
- Comentaremos sobre as datas comemorativas.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL: As aulas iniciarão com um “Warm up”(aquecimento) em língua portuguesa, onde os educandos serão questionados sobre os temas propostos, resgatando assim seus conhecimentos prévios. Neste momento será conhecida a realidade lingüística sobre o assunto em questão. Seguindo, solicitar-se-á aos educandos que observem o layout do texto (verbal ou não-verbal) a ser trabalhado para instigar a interpretação da situação à qual ele está exposto no momento. Assim, considerando o levantamento inicial serão iniciadas as atividades de exploração das estruturas e do conjunto lexical apresentado.
INSTRUMENTALIZAÇÃO ( estratégias / recursos)
- Listening (audição dos textos) – Leituras de diferentes gêneros textuais - Observação de vocabulário (manusear o dicionário) – Utilização dos flashcards nas atividades visiomotoras -Atividades envolvendo recorte e colagem para aplicação dos vocábulos e estruturas exploradas - Pesquisa, atividades e jogos utilizando a Internet – Desenhos – TPR (atividades de respostas físicas) – ditados orais e em imagens - Play time – Filme -
Eating class ( degustação, nomeação e dramatização de refeições em Inglês).
AVALIAÇÃO
As avaliações acontecerão de forma processual, sendo que, partindo dos conhecimentos prévios dos educandos, a produção e interação serão referenciais durante todo o processo de aquisição da língua inglesa. Desta forma, os temas, trabalhos individuais e coletivos, atividades de interpretação e compreensão serão observados durante todo o processo.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Almeja-se que os educandos internalizem as habilidades lingüísticas da língua inglesa (read – listening – speaking and writing), bem como, reconheçam as diferenças fonéticas entre a língua portuguesa e a língua inglesa. Assim, possam interagir aplicando os vocábulos e as estruturas internalizados.
REFERÊNCIAS
- CALABRESE, Immacolata & RAMPONE, Silvana. Cross-Curricular Resources for Young lerners. Oxford 2009.
- FELIZARDO, Sirlene Silva & RAUTA, Vera Lúcia. Go Kids: English Learning Adventure: Book 4. Editora Base. 2009.
- GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3 ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
- KIDS’ WEB. Editora Richmond. 2010.
- SLATERRY, Mary & WILLIS, Jane. English for Primary teachers. A handbook of activities & classroom language. Oxford 2009.

PROJETO ACOLHIDA 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professores: Paulo Goulart e Ivone da Silva                                                                                               
Turma/Idade: 4 e 5 anos
Período: fevereiro e março
Ano: 2012
   
PROJETO  ACOLHIDA 2012

1.Justificativa:
O início do ano letivo é um momento de extrema importância para as crianças, familiares e educadores, é um período de adaptação, integração e socialização no CEIM. A criança neste período encontra dificuldades, apresentando-se muitas vezes insegura no novo ambiente por não ter ao seu lado seus familiares. A família, por sua vez, sente-se insegura em deixar a criança com outras pessoas que não são do seu convívio.
Desta forma, sentimos a necessidade de organizar espaços agradáveis, aconchegantes, proporcionando um atendimento especial, tanto para a criança como para a família, demonstrando segurança, para que ambos  sintam-se bem e permaneçam no CEIM com alegria, pois, os primeiros dias de aula podem refletir tanto no sucesso quanto nas dificuldades de relacionamento e aprendizagem que que possamos ter no CEIM.

2.Objetivos:

2.1.Objetivo Geral:
       Proporcionar às crianças, um ambiente agradável, aconchegante, atrativo e seguro para que as mesmas sintam-se tranquilas, e consigam relacionar-se com os outros nos diferentes espaços do CEIM.

2.2.Objetivos Específicos:
-   Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham no CEIM;    
Conhecer os diferentes espaços da instituição.
Identificar a importância do nome;
Construir com as crianças valores de solidariedades, respeito e amizade, para que possam estabelecer relações de convivência; (combinados);
Convidar os pais a participarem e conhecer o trabalho do CEIM;
Organizar um momento com a família para falar do plano anual e discutir assuntos de interesse em geral ( assembléia de pais);

3.Conteúdos:
- Eu e o outro;
- Identidade/autonomia;
- Relação de convivência;
- Estrutura física e pessoal do CEIM;
- Materiais coletivos e individuais.

- Regras e combinados;
- Rotina do CEIM

4.Prática social inicial

5.Problematização:

Como tornar o CEIM um espaço atrativo, seguro, prazeroso e que ao mesmo tempo proporcione aprendizagem e socialização das crianças?
De que maneira podemos organizar o trabalho pedagógico para corresponder ás necessidades e curiosidades das crianças?
Como o mundo infantil se manifesta nas relações e interações que são estabelecidas no CEIM e na comunidade?
O conhecimento e as vivências com as crianças devem servir para quê?
Como proporcionar a construção do conhecimento, partindo do que é significativo para a criança?
Como desenvolver relações afetivas com as crianças?
Como trabalhar com as crianças as diferentes linguagens?

Instrumentalização
Onde vamos pesquisar:
Internet;
Vídeos/Dvds;
Textos;
Livros;
Revistas.


Atividades:
-    Planejamento do dia;
Contação de história;
Músicas e cantigas de roda;
Modelagem;
Pinturas;
Filmes;
Desenhos;
Recorte/Colagem;
Danças;
Jogos;
Brincadeiras;
Conversas e reuniões com os pais;
Conhecer os espaços do CEIM e funcionários
Máscaras;
Lembranças;
Crachás.
Refeição;
Higiene

Avaliação
A avaliação acontecerá no desenvolver das atividades, observando a participação das crianças, bem como, a socialização nos diferentes espaços do CEIM.

Prática social final
Identificar se as crianças e familiares integraram-se ao espaço educativo, estabelecendo vínculos afetivos com o grupo de funcionários do CEIM.

Meu nome minha identidade





PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA – FORTE
GESTÃO EM EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professora: Roseane Raimundo Da Silva
Turma Idade: Maternal / 3 anos
Ano: 2012
PROJETO: MEU NOME, MINHA IDENTIDADE

  1. Justificativa:

O nome tem uma carga afetiva para a criança, pois marca sua identidade, sua história.
É importante realizar um trabalho intencional , que leve ao conhecimento e a construção do próprio nome. A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de informação para produzir outras escritas.
  1. Objetivo Geral:
Proporcionar que a criança conheça a história e o significado de seu nome e perceba-se enquanto ser social que tem sua identidade e que deve ser respeitada e valorizada em suas relações,bem como oportunizá-la a se apropriar da escrita

2.1.Objetivos Específicos:
-Conhecer a história do seu nome;

-Valorizar a história do nome de cada criança, promovendo o conhecimento de si e do outro;

-Apreciar o próprio nome e o nome dos colegas ,chamá-los pelo nome e identificar seu nome entre eles;

-Identificar a letra inicial do nome;

-Proporcionar a criança o contato e o conhecimento da história da escrita;


- Visualizar números e a sequência no calendário mensal;

-Representar através do numeral as quantidades de letra em cada nome.


  1. Conteúdos:

-Identidade;

- Eu e o outro;

- História do nome e significado do mesmo;

-História da escrita;

-Letras do alfabeto;

-Reconhecimento da escrita do nome;

- Linguagem oral e escrita;


-Relação número e quantidade.


4- Prática social inicial:

-Todas as coisas e também as pessoas possuem um nome;

-As pessoas podem ter nomes iguais ;

-Os pais são quem escolhem os nomes para os filhos.

Problematização:

Será que as crianças sabem a história do seu nome e o significado?

Que relações tem a criança com seu nome?

  1. Instrumentalização:

- Trabalhar com a música a canoa virou e também com a música o João comeu pão, envolvendo o nome das crianças;

-Trabalhar com letras móveis (EVA) para formar o nome;

-Colorir as letras iniciais do nome , comparar com a dos colegas para ver se tem letras iguais e depois colar no caderno de desenho;

-Colorir e enfeitar as letras do nome ( com bolinhas de papel crepom , EVA ou pintura);

-Confeccionar um crachá com o nome;

-Fotos das crianças para fazer um painel para facilitar a identificação do nome dos colegas;

-Escutar a música: todas as coisas têm nome;


-Recorte de livros e revistas e colagem de figuras identificando os nomes das imagens encontradas.

-Massa de modelar para construção das letras do nome;

-Painéis com músicas que envolvam o nome usando materiais diversos como: colagem, dobradura e pintura.

-Brincadeira da caixa do tesouro;

-Desenho do auto- retrato e em seguida fazer a dança da cadeira onde as crianças deverão sentar-se na cadeira onde seu auto -retrato foi colado.

-Pesquisa com os pais para preenchimento de ficha contendo dados da criança e a história do nome, (quem o escolheu e porque);

-Conversas informais com a família para conhecer o dia a dia das crianças;


Avaliação:

A avaliação acontecerá durante as atividades, nos momentos de brincadeiras, observando a participação e o desenvolvimento das crianças, e o que conseguiu alcançar.

Prática social final:
Com o desenvolvimento do projeto espera-se que as crianças ampliem seus saberes referente ao tema trabalhado, percebendo que todos tem um nome e uma história que os diferencia um do outro mas que todos devem ser valorizados e respeitados. E que também tenham percebido que as letras fazem parte da escrita e que a escrita está sempre presente em nosso dia a dia.

CONSTRUINDO A IDENTIDADE



1. IDENTIFICAÇÃO
Turma: Berçário Faixa Etária: 0 a 2 anos
Professor Regente: Luciane Percila Kerber de Oliveira
Período de Realização: 19/03 a 13/04

TEMA: Construindo a identidade
2. JUSTIFICATIVA
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas, pois ajuda os alunos a perceber que tem uma história de vida e são parte atuante do mundo em que vivem. Desenvolver a identidade das crianças também é importante para nos professores porque é através dela que conseguimos obter informações importantes a respeito dos alunos.
Este projeto será desenvolvido por meio de atividades que enfatizam o lúdico, respaldado em valores necessários à construção da identidade, proporcionando também a exploração significativa da imagem corporal, suas potencialidades e necessidades.
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, valorizando-as bem como identificar as diferenças entre elas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover o conhecimento de si próprio;
-Construção do eu e do outro;
-Identificar suas preferências;
- Apropriar-se da imagem corporal.
4. CONTEÚDOS
-Meu corpo;
-Interação com os outros e o meio;
-Imagem corporal;
-Cantigas de roda;
-Expressões corporais;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
- Cada um tem um nome;
-Um é diferente do outro;
- Cada pessoa tem um corpo diferente;
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver a construção da identidade com as crianças de maneira lúdica respeitando a especificidade de cada criança?
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Atividades na frente do espelho;
-Contação da história “Como é bonito o pé do Igor”;
-Carimbo do pé com tinta;
-Música cantada “Casinha”;
-Pintura do nome com tinta e construção de painel;
- Cantiga “A canou virou”;
- Cantiga “sapo”;
- Cantiga “Se eu fosse um peixinho”;
- Desenho do peixinho na mão;
- Cantiga “Meu nome”;
8. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará num processo continuo respeitando o desenvolvimento da criança observando os seguintes aspectos: utiliza gestos e expressões para comunicar-se, demonstra respeito com o seu corpo e com o corpo do outro e expressa pensamentos e sentimentos a partir da face e do corpo.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
A partir do projeto as crianças desenvolveram o processo de construção da sua identidade, conhecendo suas características e preferências manifestando-as nas mais diversas situações.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.
NOSSA ESCOLA. Educação Infantil.Secretaria da Educação. Prefeitura de Chapecó.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. Formação docente para Educação infantil e Séries Iniciais. Florianópolis: COGEN, 1997.
SCHREIDER. Coleção ciranda, cirandinha. São Paulo: Ciranda Cultural.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PROJETO
SABOR DE SABER, SEDE DE APRENDER

  1. IDENTIFICAÇÃO
Turma: 2ª séries Turno: Mat./Vesp. Ano: 2012
Professores: Andréia da Silva Fossá, Susana Zanetti, Helena Tissiani Maccari
Período de realização: 1º BIMESTRE (Fevereiro/abril)

TEMA: O aluno como sujeito e o contexto onde vive

  1. JUSTIFICATIVA
Tendo como foco de estudo o educando como sujeito de sua própria história e suas relações no contexto em que vive, é fundamental trabalhar com o desenvolvimento dos educandos nos aspectos: cognitivo, social, cultural, afetivo, por meio da história de vida, favorecendo assim a construção da autonomia, cidadania e identidade dos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

  1. OBJETIVOS
    OBJETIVO GERAL
    Promover a aprendizagem por meio da valorização da história de cada criança, respeitando as diferenças e diversidades, contribuindo para a construção do conhecimento científico, compreendendo o sentido de ser e estar no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Língua Portuguesa
  • utilizar a linguagem oral, escrita e de leitura expressando seus sentimentos e pensamentos
  • ouvir e contar histórias
  • fazer relatos orais com sequência de ideias
  • contribuir com relatos de colegas, observando os combinados, sem fugir do tema do debate
  • ler para desenvolver o conhecimento e despertar a curiosidade
  • fazer relações entre gráficas e fônicas
  • criar situações em que os alunos tenham oportunidade de refletir e analisar os textos, frases e/ou palavras que leem, escrevem, falam e ouvem
  • escrever diferentes textos com ou sem a ajuda do professor
  • criar o hábito da releitura, para compreender o que acabou de escrever e analisar a escrita
  • assimilar conceitos relativos aos termos: regras, normas, direitos e deveres
  • aprimorar a leitura para estimular o hábito
  • escrever palavras, frases e textos para desenvolver o raciocínio em relação à escrita
  • valorizar a leitura como fonte de conhecimento e prazer
  • adequar o nível de linguagem em diferentes espaços
  • ampliar vocabulário através dos conceitos que estão no dicionário
  • reforço dos conhecimentos em alfabetização no que ser refere ao alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras e pontuação.
Matemática
  • ampliar o conhecimento matemático e suas representações, conceitos, a partir de diferentes usos no contexto social atribuindo-lhes significados
  • relacionar número às quantidades
  • trabalhar situações relacionadas a ideia de juntar e acrescentar (adição), multiplicar (de forma prática e lúdica, em nível básico) e de tirar e completar (subtração)
  • resolver problemas em relação aos cálculos de adição, subtração e multiplicação
  • construir e interpretar gráficos a partir de situações vivenciadas (datas de aniversário, idade, preferências, etc.)
  • unidade, dezena e centena
  • escrita numérica, símbolo, sequência numérica, sucessor e antecessor
  • relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
  • registro com números de mais de um algarismo
  • representação de quantidades de diferentes maneiras
  • adição, subtração e multiplicação
  • gráficos e tabelas
  • reconhecer e desenvolver noções de tempo conforme a temática (medidas de tempo)
  • perceber a importância dos números no dia-a-dia
  • reconhecer formas geométricas presentes na natureza e nos objetos
Ciências
  • compreender as transformações da natureza percebendo a sua dinâmica, reconhecendo o ser humano como agente transformador e integrante desse ambiente, sensibilizando sua preservação
  • relacionar a dependência da vida aos elementos do ambiente
  • reconhecer os processos de transformações que ocorrem nos ambientes
  • conhecer, valorizar e proteger as diferentes formas de vida
  • compreender diferentes relações de interdependência que existe entre os seres vivos e não vivos
História
  • perceber a importância que a escola tem na vida das pessoas
  • estimular e organizar suas atividades escolares
  • valorizar a escola como um local de aprendizagem e socialização
  • perceber as mudanças ocorridas na escola com o passar do tempo
  • reconhecer os direitos e deveres enquanto educandos inseridos no contexto escolar
  • perceber a importância de ter um nome e uma nacionalidade
  • conhecer e relacionar fatos históricos que envolvem a sociedade identificando-se como membro de um grupo social, contribuindo para a construção da cidadania
Geografia
  • perceber os diferentes ambientes e espaços geográficos sociais e culturais do lugar onde vive e da escola, localizando-se a partir de pontos de referência
  • conhecer e comparar a natureza da paisagem local por meio dos elementos naturais
  • reconhecer a influência do homem na modificação da paisagem local
  • desenvolver uma consciência de preservação e conservação ambiental
  1. CONTEÚDOS
Língua Portuguesa
  • Oralidade:
    • escuta sensível
    • diferentes gêneros textuais (poemas, canções, parlendas, acrósticos, adivinhas, trava-língua, piadas, quadrinhas, literatura infantil)
    • expressão oral (articulação das palavras, entonação adequada)
    • argumentação de ideias e fatos ocorridos
    • utilização de linguagem oral em diferentes situações
    • interpretação oral
    • adequação ao nível da linguagem considerando: o gênero, o interlocutor e a situação de comunicação
    • sequência lógica das palavras
    • objetividade
  • Escrita
  • Estruturar frases e textos
  • Decodificar palavras, frases e textos nos mais diversos contextos
  • Grafemas e fonemas
  • Produção de textos individuais e coletivos em diferentes gêneros
  • Estruturar e re-estruturar textos
  • Análise Linguística
  • Estrutura e re-estrutura de textos observando: ortografia, pontuação, uso de letras maiúsculas e minúscula, acentuação, parágrafo, coerência e coesão alfabeto, ordem alfabética, sílabas, ortografia, tipos de letras
  • Leitura
  • Diferentes gêneros textuais (listas, receita, rótulos...)
  • Leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento
  • Leitura interpretativa
  • Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva com ritmo e entonação
  • Matemática
  • produção histórica cultural do surgimento do número
  • unidade, dezena e centena
  • escrita numérica, símbolo, sequencia numérica, sucessor e antecessor
  • relações entre quantidades, contagem e correspondência, contagem e correspondência um a um
  • registro com números de mais de um algarismo
  • representação de quantidade de diferentes maneiras
  • adição e subtração
  • noções de multiplicação
  • identificação das formas geométricas em diferentes ambientes
  • medidas de tempo: hora, dia, semana, nês, ano
  • gráficos e tabelas
  • Ciências
  • diversidade e características dos seres vivos
  • seres vivos e não vivos
  • transformações que ocorrem no ambiente (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoada, apodrecimento de frutas, ferrugem, formação do solo).
    • História
  • minha história, identidade e documentos
  • direitos e deveres em relação à escola e à família
  • ECA – Estatuto da criança e do adolescente
  • História da escola
  • nome da escola
  • normas de convivência na escola
  • Geografia
  • localização da escola e pontos de referência
  • endereço da escola
  • características da paisagem em torno da escola
  • localização da moradia em relação a escola (trajeto)
  • representação interna e externa da escola
  • noções cartográficas (mapa da escola)
  • cuidados com o meio em que vivem, evitando o desperdício e preservando o patrimônio público e a natureza
    5. Prática social inicial
Partir dos conhecimentos que os educandos já sabem sobre o tema do projeto a ser desenvolvido, apresentando os tópicos dos conteúdos a serem trabalhados, dialogando com os educandos sobre o mesmo, favorecendo a reflexão sobre o que eles querem aprender sobre o assunto.
6. Problematização
  1. Todos tem acesso à escola?
  2. Todos tem conhecimento de seus direitos e deveres?
  3. Como é a escola em que você estuda?
  4. Por que precisamos estudar?
  5. Nossa escola sempre foi assim? O que mudou?
  6. Você conhece os direitos e os deveres do aluno na escola?
  7. Uma escola pode funcionar sem regras?
  8. E só na escola que existem regras? Onde mais existem regras?
  9. É possível viver numa sociedade sem regras?
    10. O que nos torna diferentes uns dos outros?
7. Instrumentalização
  • aulas expositivas e dialogadas
  • passeios e observações
  • filmes (CJ7 – o Brinquedo Mágico, Babá Macphee...)
  • construção de cartazes, painéis, produções escritas, desenhos, gráficos
  • músicas
  • CEMUT (internet)
  • mapas
  • textos relacionados aos temas
  • contação de histórias
  • Vídeos informativos
  • caça-palavras, cruzadinhas
  • dicionário
  • leitura livre
  • poemas, parlenda, trava-línguas
  • problemas lógico-matemáticos
  • ábaco e material dourado
  • plantas baixas, da escola e da sala de aula
  • recorte e colagem
  • exploração de legendas
  • construir e interpretar gráficos
  • acrósticos
8. Avaliação/catarse
A avaliação dar-se-á de forma processual e constante, sendo vista tanto de forma “macro” como de forma “micro”, devendo-se considerar desde o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, procedimentos e de atitudes, até a identificação de componentes comuns e diferentes em meio ao que se esta sendo estudado, por meio de observações diretas e indiretas.
Para tanto serão avaliados os seguintes aspectos: as atitudes demonstradas cotidianamente pelo aluno em seu convívio escolar; o caderno, como forma de organização e acompanhamento do que vem sendo trabalhado, participação oral, provas escritas, produções textuais, ditados, emprenho frente ao que é proposto, responsabilidade em relação ao material e tema de casa. Todos estes elementos serão avaliados através de notas de 1,0 (um) a 10,0 (dez), lembrando que o conjunto de todo o desenvolvimento do aluno é quem define a média que irá para o boletim.
9. Prática social final
Se dará através da mudança de atitudes dos educandos ao conhecimento e a prática cotidiana...
Referências Bibliográficas

    1. Livros didáticos
        2. Sites educativos
    3. Internet
    4. Currículos – Secretaria Municipal de Educação/Chapecó-SC