quarta-feira, agosto 22, 2012

BRINCANDO E APRENDENDO COM O SEU LOBATO.

CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Musicalização/Recreação
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1 bimestre
PROFESSORA: Rosimeli Sigognini    


1. TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM O SEU LOBATO.
   
2. JUSTIFICATIVA

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender conceitos matemáticos que utilizarão no futuro e á compreenderem também que os animais assim como as pessoas se locomovem e falam de forma diferente.

3. OBJETIVOS:

3.1 OBJETIVO GERAL

- Utilizar a música infantil como forma de brincar e aprender.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Criar formas bidimensionais e tridimensionais com matérias diversos como: maquetes, móbiles, fantoches.
- Compreender a linguagem musical como forma de manifestação cultural contextualizada no espaço e tempo.
- Expressar fatos ocorridos, pensamentos e sentimentos por meio de expressões corporais e visuais como desenhos, pinturas, fotografias. 

4. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS  

Linguagem Artística:
Artes Visuais:
- Pintura;
- Desenho;
- Fotografias;
- Escultura (modelagem);
- vídeo;
Artes Cênicas:
- Gestos (imitação);
Linguagem Movimento:
- Cantigas de roda;
- Imitação;

5.  PRÁTICA SOCIAL INICIAL 

Poucos conhecem a música, e os que conhecem ainda não a reconhecem como forma de aprender.

6. PROBLEMATIZAÇÃO  

Dando inicio as atividades, foram feitas as seguintes perguntas ás crianças:
-Quem é o dono do sítio?
- Quantos animais ele tinha?
- Quem são os animais?
- Que sons faziam?

7. INSTRUMENTALIZAÇÃO 

- Ouvir a música “A Turma do Seu Lobato”, através de CD ou DVD;
- Confeccionar junto às crianças o cenário do Sítio do seu Lobato e alguns dos animais, usando E.V. A, cola quente, palitos e uma latinha de Nescau vazia.
- Cantar a música com frequência nas aulas, utilizando o cenário confeccionado;
- Destacar o nome de cada animal e o som que produzem;
- Fazer com que as crianças imitam cada animal;
- Utilizar o cenário também para Contação de história;
- Realizar pintura dos rostos de animais, para confeccionar as máscaras para encenar a música;
- Brincadeira dos dados (“uma criança joga primeiro o dado dos números e depois dos animais, conforme o número e o animal que aparecer, ela deverá imitar o som a quantidade de vezes”).
- Assistir (Vídeo do Sítio do Seu Lobato). 

8. AVALIAÇÃO 

Perceber se as crianças passaram a conhecer os animais do sítio e perceber a música como forma de aprender.
  
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL 

Todas as crianças passaram a cantar a música, relacionando os nomes e sons dos animais, em seu cotidiano, demonstrando que a música veio como forma de brincadeira e aprendizagem.
 


 

 

quinta-feira, agosto 16, 2012

O SURGIMENTO DO UNIVERSO



Professora Pós Graduada em Educação: LUIZA ROLIM HUBNER

1. TEMA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO
2. JUSTIFICATIVA:
Desde os tempos antigos, os homens sempre tiveram curiosidade e tentavam explicar a origem do Universo da forma que eles conseguiram imaginar.
Para isso, tiveram que criar lendas, inventaram mitos. Deram corpo e forma a seres considerados superiores aos homens e possuidores de poderes especiais. Por essa razão, esses seres eram considerados deuses.
Já, os astrônomos contemporâneos apontam diversas hipóteses para o surgimento do Universo. Para eles, toda matéria do universo formou-se a partir de uma “grande explosão”, que ocorreu aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa explosão recebeu o nome de Big-Bang.
A teoria do Big-Bang, diz que toda a matéria existente estava concentrada em um ponto, e uma forte “explosão”, fez com que ela fosse fragmentada e sofresse expansão criando o Universo que conhecemos hoje.
A formulação da teoria do Big-Bang, só foi possível graças ao acúmulo de registros e aos estudos realizados ao longo da história do ser humano.
O cientista Newton, foi o primeiro a sistematizar a moderna ciência da natureza, formulando definições e noções de massa, força, inércia, espaço, tempo e movimento.
A necessidade de trabalhar o conhecimento científico, partiu da curiosidade que os educandos tem sobre o surgimento do Universo.

  1. OBJETIVO GERAL:

Sistematizar elementos relacionados aos conceitos físicos, partindo de hipóteses que as crianças trazem do seu cotidiano.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • Levantar hipóteses de como surgiu o Universo.
    • Estabelecer relações com fenômenos naturais e científicos.
    • Compreender como se formou o Universo.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA:
Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental, do turno Vespertino, da Escola de Educação Básica Professora Luiza Santin.

  1. METODOLOGIA / ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

    • Iniciando a aula sobre o Universo, questionando num primeiro momento os alunos, com as seguintes perguntas:
. O que é o Universo?
. O que existe no Universo
. Como surgiu o Universo?
    • Será registrado em cartazes a visão dos alunos sobre o tema, através de desenhos. (em grupos)
    • Após, cada grupo apresentará seu desenho, explicando o que construíram.
    • Partindo desta visão, os alunos farão uma pesquisa, para o desenvolvimento do conhecimento científico, sendo que para isso, utilizarão a Internet, livros, revistas, jornais, dicionários, etc.
    • Com o resultado da pesquisa, os alunos produzirão um texto individual, ilustrando-o, baseado no conhecimento científico.
    • Complementando a pesquisa, será apresentado, uma fita de vídeo “Explosão Big-Bang”, permitindo que a criança comece a estruturar conceitos científicos mais complexos, relacionados à física, especialmente as forças da natureza.
    • Para representar a explosão, será usado um balão, contendo dentro, (papel picado, pedrinhas, arroz, feijão, bolinhas de isopor, etc. Com isso, será feito uma observação dos objetos que estavam no balão, relacionando com o que existe no Universo hoje.
    • Será feito questionamentos sobre o conceito de Universo, que eles tinham no primeiro momento da aula e após a experiência.
    • Contextualizar um texto informativo: “O Universo” (ANEXO)

  1. RECURSOS UTILIZADOS:

    • Vídeo
    • TV
    • Livros
    • Dicionário
    • Cartazes
    • Textos da mídia
    • Balão

  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita enquanto sujeito histórico social, onde o aluno será avaliado através de:
    • Participação
    • Interesse
    • Observação
    • Criatividade
    • Organização
Desta maneira o aluno, consegue ver, relacionar, aprender e se posicionar, elaborando seu próprio conhecimento.


O Universo

O Universo teve um começo, hoje chamamos de Big-Bang.
O Universo antes era um pouco brilhante e quente, menor que um átomo. Com uma explosão primordial ele começou a se expandir. Finalmente o hidrogênio no espaço se resfriou e começou a formar estrelas e galáxias que surfam pelo espaço, que continua a se expandir.Calcula-se que de 15 a 20 bilhões de anos começou o Big Bang.
Big Bang, uma das teorias sobre a origem do Universo. Foi uma grande explosão que teria dado origem a toda matéria existente. Como decorrência dessa explosão o Universo continua a se expandir até hoje, até que chegará ao ponto em que voltará a se contrair. Depois ocorrerá novamente uma expansão e o ciclo se repetiria.
Outra teoria afirma que o Universo não teve início e não terá fim, sendo sua matéria continuamente reposta.
O Universo é formado por Corpos Celestes que podem ser estrelas, planetas, cometas, satélites, galáxias, nebulosos buracos negros ou quasares.
Galáxias: conjunto de milhões de estrelas que giram em torno do centro de um núcleo. É um conjunto de estrelas de diversos tipos e nebulosas gasosas.
Estrelas: Corpos luminosos e quentes que possuem luz e calor próprios resultantes da fusão nuclear.
Plantas são corpos celestes que giram ao redor das estrelas.
Cometas: formados por gelo e poeira, supõem-se que haja um milhão de cometas em órbita do sol. Periodicamente, os cometas se aproximam da Terra, podendo ser observados. O mais famoso é o cometa Halley, que se aproxima da Terra a cada 76 anos. Sua primeira aparição em 1759, comprovou a teoria da gravitação de Newton. Em 1986, causou frustração aos amadores.
Galáxias: são um conjunto de estrelas, poeira e gases. Há vários tipos de galáxias, sendo as principais as aspirais e as elípticas. Supõe-se que a Via Láctea onde está localizado o sol seja do tipo espiral.
O sol é apenas uma das 100 bilhões de estrelas que fazem parte da Via Láctea.
Nebulosas: corpos celestes com extensão de luz indistinta. A dois tipos, difusas ou remanescentes.
Buracos Negros: são corpos celestes, que possuem enorme força gravitacional, atraindo até mesmo a luz.
Quasar: Corpo celeste do tamanho de uma estrela, mas que emite energia, equivalente a de uma galáxia.

quarta-feira, agosto 15, 2012

PLANO ANUAL PARA PRÉ-ESCOLA



CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO 100h
NTM CHAPECÓ-SC
Escola: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
Professor(a): Mediatriz Leal Brazeiro Teixeira, professora
Pós-graduada em Gestão para a Qualidade na
Administração Desportiva
Turno:MATUTINO E VESPERTINO Carga horária: 40h
Turma: PRÉ- ESCOLA Ano: 2012

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar e desenvolver as proporções corporais e mentais, bem como, as transformações do aluno, à medida que cresce e é estimulado.
Ampliar as diferentes formas de expressão corporal, possibilitando o desenvolvimento do corpo e seus movimentos.
1º. BIMESTRE
Conteúdos:
  • Formas básicas de ginásticas: movimentos naturais (andar, correr, saltar, engatinhar )
  • Alongamentos
  • Noções básicas de higiene corporal
  • Coordenação motora fina e ampla (óculo-manual, óculo-pedal, preensão e manipulação)
  • Esquema corporal ( localizações, formas e volumes)
  • Habilidades Motoras: Equilíbrio, Lateralidade, Flexibilidade, Velocidade, Agilidade e Força
  • Organização espaço-temporal

2º. BIMESTRE
Conteúdos:
  • Ginástica recreativa (historiada)
  • Alimentação
  • Jogos cantados/ brinquedos de roda
  • Jogos de construção
  • Jogos Simbólicos / faz-de-conta
  • Jogos intelectivos (de mesa)
3º. BIMESTRE
Conteúdos:
  • Pequenos jogos motores
  • Jogos recreativos
  • Jogos tradicionais
  • Expressão corporal / linguagem gestual
  • Organização Perceptiva (visual, auditiva, tátil e figurada
4º. BIMESTRE
Conteúdos:
  • Percepção corporal e ritmo com relação espaço temporal
  • Atividades rítmicas e expressivas
  • Brincadeiras cantadas
  • Danças

Encaminhamentos Metodológicos:
  • Explicar e demonstrar
  • Cantos
  • Danças
  • Brincadeira de roda
  • Familiarização com materiais (quadra, bolas,
    arcos, corda e outros)
  • Pular corda
  • Recortes e colagens
  • Construção de material e brinquedo
  • Desenho do corpo e do outro
  • Pequenos jogos


RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livros
  • Informática ( pesquisa e atividades)
  • Bolas
  • Cordas
  • Bambolês
  • Apito
  • Jogos pedagógicos ( de mesa)
  • Vídeos
  • Aparelho de som
  • Giz
  • Quadro e canetão

AVALIAÇÃO

Avaliação semestral e descritiva.
Avaliar continuamente, observando o desempenho progressivo do aluno.
REFERÊNCIAS

MANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA . Esportes e Recreações
por Idade. Edição MMVII (2007)

Chizuko yogi. APRENDENDO E BRINCANDO COM
MÚSICA E COM JOGOS. Volumes 1e 2. Belo Horizonte. Ed. Fapi, 2003.

PESQUISAS NA INTERNET

POLÍGRAFOS E REVISTAS – Nova Escola, Ensino
Fundamental e outras


POLÍGRAFOS E REVISTAS – Nova Escola, Ensino
Fundamental e outras

O USO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ SC
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: UMA SEMANA
PROFESSORA NEUSA ALVES GAZARO PÓS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL/SÉRIES INICIAIS.




                                                           PROJETO:

                                  O USO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
                                          

                                                           JUSTIFICATIVA:

Este  projeto visa ampliar o conhecimento das criançãs  no uso da matemática relacionando os numerais á quantidade.
                                                           CONTEÚDO:               
                         
  Relação número e quantidade.


                                           PRÁTICA SOCIAL INICIAL.

As crianças usam da contagem oral durante as brincadeiras, porém ainda não relacionam, o código convencional  numérico as quantidades correspondentes.
                                            PROBLEMATIZAÇÃO.

Que  sentido trás ao desenvolvimento intelectual e social  das crianças  ao identificar e relacionar o numeral e  quantidade ?
                                            
                                             INSTRUMENTALIZAÇÃO.



 História: os dez sacizinhos.
Contar a história utilizando o livro.
Confeccionar as dez  tocas dos sacizinhos para contar a história em forma de dedoches.
Produzir um livro  para cada criança com a história digitada pela professora e ilustrada pelas  mesmas em que terão que desenhar  a quantidade de sacizinho  seguindo a ordem do texto.

                                       PRÁTICA SOCIAL FINAL.

          Espera-se  que ao término desse projeto as crianças possam  identificar e relacionar os numerais as quantidades.
                                       
                                       AVALIAÇÃO:
Será de forma processual observando os avanços e as dificuldades que a turma aínda apresenta, retomando quando necessário

Formas Geométricas

 
Curso E-Proinfo – Chapecó
Tecnologias na Educação- 100h- Agosto de 2012
Tutoras: Ana Maria Espindola Fernandes
Mariza de Lurdes Lamaison
Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky
Professor: Celso Pedroso da Rosa
Disciplina: Matemática
Série:turma: 44

TEMA: FORMAS GEOMÉTRICAS
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer diferentes formas de figuras geométricas nos mais variados tamanhos existentes em nosso meio e na natureza, fazendo com que os educandos as reconheçam e as classifiquem através do concreto e do abstrato que estão inseridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar os elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
  • Representar o espaço do cotidiano por meio de maquetes.FORMAS GEOMÉTRICAS


PLANO DE AULA:
  • Representar uma planta baixa (plana e espacial) de uma casa.
  • Confeccionar um tangram: Pedir para os alunos montarem várias figuras ou objetos com as peças do tangram (registrar o nome). Montar um quadrado com as peças de cores diferentes. Com três peças montar um indicador com duas setas (para a direita e para a esquerda).
  • Com as peças do tangram representar figuras de animais, pessoas, objetos, etc.
  • Um quadrado com duas peças.
  • A cobertura de uma casa com duas peças e mais duas peças como apoio.
  • Explorar os nomes, os lados e os vértices de cada figura.








  • FORMAS GEOMÉTRICASColetar pequenas caixas para trabalhar os blocos sólidos: cubos, esferas, paralelepípedos, cones, pirâmides... Explorando as faces, as arestas e os vértices.











cubo






AVALIAÇÃO:
Acredito que a avaliação é um processo abrangente que deve incluir, além do aluno, o professor, o programa, os materiais, a organização da sala de aula, o clima da aula e da instituição escolar, enfim, todos os aspectos que possam interferir no processo de aprendizagem.




MEU NOME MINHA IDENTIDADE


CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA:LISABETE PIRES FERST, PÓS GRADUADA 
EM   EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: PRÉ ESCOLAR
CEIM: PEQUENO PRINCIPE


TEMA: MEU NOME , MINHA IDENTIDADE

JUSTIFICATIVA

A construção da identidade para a criança estabelece uma distinção entre o eu e o outro. As crianças pensam um mundo de um jeito especial e muito próprio. Portanto a construção de sua identidade se dá de forma gradativa e por meio das interações sociais. O nome é uma palavra muito importante e significativa para a criança. Ela a identifica perante os outros e a si mesma, desde pequena vê seu nome escrito em muitos lugares, com base na escrita do seu nome cabe ao educador levá-lo a refletir sobre o mundo da escrita. É comum nessa faixa etária, utilizarem as letras do seu nome para escreverem outras coisas fazendo associações entre letras e sons. A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar que a criança perceba-se enquanto ser social, com uma história, uma identidade a qual deve ser valorizada e respeitada a partir das relações favorecendo o reconhecimento de si própria, do outro e da escrita do nome.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Valorizar a história do nome de cada criança promovendo o conhecimento de si e do outro.
- Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade das crianças criando condições para que compreendam a leitura e seus significados.
- Reconhecer, identificar nas diferentes situações do dia a dia a escrita do seu nome e sobrenome enquanto ser social.
- Proporcionar a criança o contato e o conhecimento da história da escrita, dos números.

CONTEÚDOS

- Identidade
- Reconhecimento da história da escrita e dos números.
- Linguagem oral e escrita
- Construção da escrita
- Alfabeto
- Relação fonema e grafema
- Reconhecimento da escrita do nome.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

- As crianças sabem que tem um nome,
- Conhecem o nome de algumas pessoas de seu convívio (família, amigos...)

         PROBLEMATIZAÇÃO

- Todos nós temos um nome e um sobrenome? Eles são importantes? Porquê?
- Vocês sabem o nome de todos os colegas? Das professoras? E dos pais de vocês?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

- História da escrita.
- Desenhar o que entendeu da história fazendo recorte e colagem para ilustrar a mesma.
- Construção de um painel coletivo da história da escrita onde as crianças vão desenhar usando giz de cera, carvão, fazer recorte e colagem e registrar algumas palavras chaves da história no painel.
- Registrar algumas letras do alfabeto, seu nome e de alguns colegas no caderno de atividades.
- Propor brincadeiras em grupo integrando as crianças através de conversas em rodinha a fim de possibilitar o conhecimento do nome, objetos, brinquedos... (caixa surpresa). Registrar alguns nomes no caderno de atividades.
-Encaminhar uma pesquisa aos pais sobre a história do nome da criança com fotos e após organizar um mural socializando a pesquisa.
- Construir painéis com músicas sobre o nome:
Se eu fosse um peixinho, a canoa virou nossos nomes... Utilizando materiais diversos.
- Com massa de modelar desafiar a construírem o seu nome.
- Cotação da história: A magia das letras será contada com fantoches de palitos pela professora.
- Confeccionar o castelo da história com as crianças usando caixas, rolo de papel higiênico, tinta guache, cola brilho, papel colorido, letras do alfabeto.
- Fazer um livro da história, Magia das letras com desenhos, recortes e colagem, escritas das letras...

AVALIAÇÃO

       A avaliação dar-se-á no processo como um todo. Através de registros das atividades, observação do interesse e envolvimento das crianças nos diversos momentos, onde a professora estará mediando sobre o conhecimento trabalhado, observando o nível de desenvolvimento em que a criança de encontra e o que conseguiu avançar.

        PRÁTICAS SOCIAl FINAL

- Espero que no desenvolvimento desse projeto as crianças consigam perceber que todos tem um nome e um sobrenome, uma história a ser valorizada, bem como, seus colegas e familiares.



PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO


CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Artes
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1º bimestre
PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM CRIATIVIDADE: ARTE E TECNOLOGIAS: Daiane Bortolosso
  1. TEMA:
        PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO  

2.JUSTIFICATIVA:

        Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.





3. OBJETIVO GERAL:

      Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.
  
3. 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


- Estabelecer o contato com as diversas formas, materiais e imagens (obras de arte),
- Experimentar diferentes materiais e técnicas na produção artística,
valorizando a estética;
- Apreciar esteticamente a produção cênica/corporal, local e escolar;
- Apreciar danças folclóricas e populares;
- Expressar-se livremente, demonstrando valores estéticos.

4. CONTEÚDOS
 
- Personagens do Folclore brasileiro;
- Parlendas;
- Mitos;
- Brincadeiras/jogos;
- Cantos folclóricas;
- Danças folclóricas e danças populares.

5. PROBLEMATIZAÇÃO

- O que é Folclore?
- Quais as cantigas de nosso Folclore que você conhece?
- Como são os personagens de nosso Folclore?
- Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso Folclore?
- Como são as danças Folclóricas?


6.PRÁTICA SOCIAL INÍCIAL:

- Você sabe o que é folclore?
- Você conhece alguma cantiga folclórica?
- Qual brincadeira folclórica você conhece?
- Qual personagem você conhece?

7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos; Brincadeiras; Danças; Textos e poesias; Músicas; Cruzadinhas; Adivinhas; Provérbios; Jogos e brincadeiras; Dobraduras; Cartazes
8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Será avaliado também se o aluno consegue localizar-se espacialmente. 

9. PRÁTICA SOCIAL FINAL:

- Observar a prática dos alunos quanto à valorização, o conhecimento e identificação do folclore brasileiros e seus personagens;
- Reconhecer as festas folclóricas; 

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CUNHA, Sergio. Arte, educação e projetos. Educação & Cia.3ª Edição -2005.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.
SCHILICHTA, Consuelo A.B.D., Tavares Isis Moura, TROJAN Rose Meri – Coleção Arte – Ensino Fundamental. Curitiba: Modulo 2006.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

 


 


 

CURSO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
NTM - CHAPECÓ
ESCOLA: CEIM PEQUENO PRÍNCIPE
 
1.IDENTIFICAÇÃO:

Turma: Maternal Faixa Etária: 2 a 3 anos
Professora: Diva
Período de Realização: 2 meses


TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

2. JUSTIFICATIVA:

Iremos trabalhar com o tema “Alimentação Saudável”. Esse tema surgiu através de observações diárias, durante as refeições das crianças as quais se recusavam a comer alguns alimentos como: legumes, verduras e frutas.


3. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Experimentar os mais diferentes tipos de alimentos que lhes são oferecidos, principalmente as verduras e frutas, alimentos esses que ajudam no desenvolvimento integral do ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os alimentos saudáveis e industrializados...
- Conhecer, nomear e identificar os tipos de alimentos;
- Investigar e promover o valor nutritivo das frutas, legumes e verduras;
- Valorizar os momentos de refeições, tornando-os também momentos educativos;
- Classificar os alimentos, observando as cores, sabores e texturas;
- Classificar a origem dos alimentos.


4. CONTEÚDOS:

- Hábitos de Alimentação;
- Alimentação Saudável;
- Origem dos Alimentos;
- Textura, odor, sabor e cor dos alimentos;
- Higienização dos alimentos;
- Formas e cores das frutas, legumes e verduras;
- Classificação e Seriação;
- Noção de quantidade e números de 0 a 5;
- Nutrição e desnutrição;
- Ampliação do vocabulário a partir do estudo do nome de diferentes alimentos;
- Alimentos industrializados e naturais. .


5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

-. As crianças ainda não sabem quais os valores nutritivos dos alimentos.


6. PROBLEMATIZAÇÃO:

- Como desenvolver hábitos saudáveis na alimentação das crianças estimulando o consumo de frutas, legumes e verduras?
- Como trabalhar o consumo de guloseimas sendo que este é prazeroso para a criança, porém precisa ser consumido moderadamente?





7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:

- Salada de frutas coletiva envolvendo as turmas de maternais para as crianças antes possam explorar formas e cores e também sintam as texturas, odor e o sabor das frutas;
- Colagem de diferentes materiais...
- Modelagem com a massinha de modelar...
- Confecção de livro de receitas;
- Alfabeto de frutas;
- Painéis sobre alimentação com gravuras de revistas;
- Músicas:
O que é que tem na sopa do neném.
Xuxa: Bananas e Laranjas.
Coral Vivendo Bem: Salada de frutas
Coral Vivendo Bem: Salada Saladinha.
- Histórias:
A cesta da Maricota
Camilão, o Comilão.
- Dramatização referente ao tema.



8. AVALIAÇÃO:

- A avaliação será feita mediante observações se:
- As crianças estão comendo mais legumes e verduras?
-Durante as atividades realizadas com s frutas, principalmente a salada de frutas, as crianças aceitam provar e gostam das frutas diferentes que foram oferecidas?
- Nos horárias de refeições as crianças aproveitando melhor todos os alimentos?
- As crianças entenderam que não devem comer guloseimas todo dia?



9. PRÁTICA SOCIAL FINAL:

No final do desenvolvimento do projeto, espera-se que as crianças consigam compreender a importância de termos uma alimentação saudável, bem como, experimentar e saborear os alimentos fornecidos no CEIM.


CONVIVÊNCIA


CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 100 h
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA PÓS GRADUADA EM CIÊNCIAS NATURAIS: Silvia Fátima Bianchi
 DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1 Bimestre

Tema: CONVIVÊNCIA


JUSTIFICATIVA:

O espaço escolar constitui um ambiente de convivência onde se desenrolam as diversas relações entre a comunidade escolar, então, nesta perspectiva de uma melhor convivência onde haja mais dialogo, gentilezas, respeito, responsabilidade, tolerância e solidariedade é que se enumeram ações que venham despertar estes sentimentos, tornando esta Unidade Escolar mais sensível à busca de aperfeiçoar nossa capacidade de convivência com nosso semelhante.



OBJETIVO GERAL:

Oportunizar ao aluno (a) um convívio com o outro com respeito, diálogo(...) e solidariedade, estabelecendo um ambiente de aprendizagem, confiança e crescimento pessoal com o outro.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Trabalhar com os educandos a importância de valorizar o espaço escolar;
  • Resgatar nos educandos o gosto e o prazer de aprender;
  • Despertar o interesse por novos conhecimentos em todas as áreas;
  • Compreender as células como estruturas vivas integrantes dos seres vivos, a organização celular e diferenciar a estrutura de uma célula animal de uma célula vegetal;
  • Entender as formas de reprodução dos seres vivos, a biodiversidade e perceber as diferenças entre as espécies;
  • Compreender os critérios para a organização dos seres vivos e entender o significado da nomenclatura científica;
  • Compreender o que são biomas e como eles estão distribuídos no Brasil;
  • Compreender como se organiza o reino animal e as principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados;

CONTEÚDOS:

  • Respeito pelo outro e pelo espaço que é coletivo.
  • Conhecimento escolar e sua importância na vida.
  • Organização dos seres vivos
  • Biodiversidade
  • Os biomas brasileiros: fauna e flora
  • Espécies e suas diferenças
  • Classificação dos seres vivos
  • Nomenclatura científica
  • Os cinco reinos
  • Reino animal: principais características que diferenciam vertebrados de invertebrados
  • Introdução aos invertebrados


PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

Iniciar com questionamentos como:
  • Vocês sabem de que os seres vivos são formados?
  • O que caracteriza um ser vivo?
  • Qual a diferença entre uma pedra e um cachorro?

PROBLEMATIZAÇÃO:
- Qual o grau de importância a escola tem para você?
- Como você quer se sentir esse ano nessa escola?
- O que você faz para ser importante aqui na escola e na comunidade?
- O que forma os seres vivos?
- Existe diferença entre os seres vivos?
- Em que eles são diferentes?
- Em que os cientistas e baseiam para classificar os seres vivos?
- O que é habitat? E nicho ecológico?
- Por que existe o nome científico?
- Quais são os reinos dos seres vivos?



INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Pesquisa na internet – vídeos
- Cartazes
- Vídeos
- Livros


AVALIAÇÃO / CATARSE:
A avaliação será feita através de observações diárias das mudanças de atitudes, participação na construção de cartazes e teatros propostos, produções escritas e orais realizadas no decorrer das aulas, debates no grande grupo e avaliações escritas realizadas nas respectivas disciplinas.


PRÁTICA SOCIAL FINAL:
  • Interação com outras disciplinas os conceitos estudados.
  • Aplicação de novas posturas de interação entre a convivência e conceitos apropriados.
  • Analisar e interagir na preservação dos diferentes ambientes e as formas de vida no planeta.
  • Apresentação das produções realizadas;
  • Observação e análise dos cartazes produzidos;

REFERÊNCIAS:

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano 6º ano. 3 ed. São Paulo: Moderna 2009.