sexta-feira, maio 25, 2012

BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

    A educação forma indivíduos capazes de exercer sua autonomia, logo, o avanço tecnológico beneficia a sociedade quando promove soluções para simplificar e melhorar nossa vida tornando mais dinâmica e menos complexa,é mais uma ferramenta que vai contribuir na cultura geral de cidadãos. A forma antiga do ensino continua, apenas adaptada a novas tecnologias.
    Como mostra o vídeo: "O Buraco no Muro" , onde crianças conseguem aprender manusear um computador instalado no muro, com tanta facilidade, nos mostra que eles nascem prontos para receber uma gama de informações, e quanto isso facilitará suas vida.
    Deus nos proporcionou o dom do raciocínio e a inteligência, por isso, devemos usufruir dos benefícios tecnológicos com responsabilidade.

                                                    MEDIATRIZ LEAL BRAZEIRO TEIXEIRA

quinta-feira, maio 24, 2012

O Avanço Tecnológico
Neiva da Silva
             É interessante ver nos dias de hoje o ritmo que as coisas acontecem. Tudo muda e se tranforma de uma forma muito rápida. Desde o nascimento percebemos mudanças significativas no comportamento das crianças. É notável durante toda a infancia o interesse em adquirir informações e estar presente em tudo, melhorando seu conhecimento do mundo que o rodeia. As inovações estão presentes instantaneamente e o interesse das crianças em adquirí-las é grande. E a escola tá lá a espera desse aluno que chega cheio de informações e sede de saber, e nesse processo não pode se contentar com uma escola tradicional que não inovou em nada o seu jeito de ensinar. A sala de aula, o quadro negro e o caderno já não são mais atrativos. É preciso uma escola preparada, com professores preparados fazendo uso da tecnologia que chegou até a escola. A tecnologia chega até a escola mas muitas vezes os professores e a escola não chegam até a tecnologia, pois ainda há um medo enorme de fazer uso desse recurso: o medo de errar, o medo de estragar, o medo da mudança, o medo do novo, o medo de gastar, os medos enfim. 
           Sabemos que o aluno vem preparado e dá conta dessa novidade, ele quer oportunidade para avançar e nós, professores,  precisamos estar preparados para receber esse aluno. A formação tecnológica deve estar presente no dia a dia dos professores
          Então, os novos professores deverão chegar munidos de toda essa tecnologia, aproveitando os recursos, e falando a linguagem dos alunos, preparando-os para os desafios que as novas tecnologias lhes trazem. A escola precisa se adaptar as mudanças constantemente para não reclamar dos alunos indisciplinados e sem interesse.

O AVANÇO TECNOLÓGICO

Quanto ao vídeo achei muito interessante, pois mostra a capacidade do ser humano, em aprender em descobrir sem precisar necessariamente alguém que ensine diretamente, mostra também a inclusão  digital, esta ferramenta que aproxima as pessoas mesmo longe uma das outras, abrindo portas para o mundo do conhecimento, quando bem utilizado.Isto é questão de oportunidade e todas as pessoas são capazes.É muito lindo alguém aprender algo novo principalmente se esse alguém for uma criança, pois são curiosas e aprendem com facilidade. A tecnologia deve ser um apoio as tarefas do dia dia e uma ferramenta que ajuda no avanço da humanidade e a solucionar problemas da sociedade,apesar de ter vantagens e desvantagens, a tecnologia continuara agindo em nossas vidas e na sociedade durante muitos anos.

                                                          LISABETE PIRES DOS SANTOS FERST
A ERA DIGITATAL
     As mudanças estão  acontecendo  a cada momento   tornando a vida das pessoas mas fàcil  ,desde os objetos  doméstico , a mais  importante  e´'na educaçao 'pois  o acesso  aos  objetos  digitais  estão em todos  os lugares  onde  os alunos 

terça-feira, maio 15, 2012

As Diferenças


Curso de Introdução à Educação Digital – 40h
Núcleo de Tecnologia Municipal de Chapecó – SC
Professora – tutora: Ana Maria Espindola Fernandes                                                                                     


             O BURACO NO MURO – MUDANÇAS ACONTECEM


                                       AS DIFERENÇAS

            As políticas públicas fazem diferença em qualquer instância, seja familiar, educacional ou empresarial, pois são destas fontes que resultarão pontos positivos ou negativos no cotidiano da grande massa humana.
            Enquanto algumas regiões da Terra possui o controle de natalidade, em outras nem existem orgãos competentes para tais decisões. Em alguns países a sociedade preocupa-se em aprender segundas línguas (como inglês, espanhol, francês, etc), já outros preocupam-se em estarem sempre ligados aos avanços tecnológicos nos setores produtivos e, a maioria, em fazer de tudo para acumular riquezas e poder não importando como. Assim, a evolução tecnológica acontece separada da evolução humana. Promessas dos políticos e governantes de ajudarem seu povo são totalmente ignoradas e esquecidas logo que eles chegam ao poder e, a partir daí, a preocupação da grande maioria é de lucrar, em cima de tudo e de todos.
            A cada ano que passa tudo é aperfeiçoado, fica melhor, mais prático, mais rápido. E ao passar dos anos, as máquinas acabaram se tornando, em muitos casos, um “trabalhador” melhor, mais rápido e mais econômico que o ser humano, e assim, gradualmente os substituindo e desempregando muita gente.
            Os documentários que assisti reforçam a ideia de que essa situação não irá mudar. Ricos ficando mais ricos, pobres ficando mais pobres, a tecnologia não veio para todos.

                                                                                  Celso Pedroso da Rosa.
                                                                                   - Professor.

MUDANÇAS ACONTECEM



comentário sobre os vídeos

MUNDANÇAS ACONTECEM

SOBRE O VÍDEO,ACHEI MUITO INTERESANTE PORQUE AS INFORMAÇÕES HOJE MUNDO ESTÃO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADA.OS PAÍSES DETEM A ECONOMIA TAMBÉM COM A TECNOLOGIA,ONDE ESTÃO PREPARANDO JOVENS QUE USARÃO A TECNOLOGIA QUE SERÃO INVENTADA E O CONHECIMENTO HUMANO MUDARÁ,POIS A INFORMAÇÃO ESTÁ MELHORANDO A COMUNICAÇÃO E MUDANDO O NOSSO MUNDO.E ESTAMOS PREPARANDO ESTUDANTE PARA PROFISSÃO QUE AINDA NÃO EXISTEM AINDA E TODO PROFISSIONAL TERÁ QUE SE ATUALIZAR
PARA PODER ACOMPANHAR TODO ESSE DESENVOLVIMENTO DA ERA CIBERNÉTICA.


SOBRE A ÍNDIA

A ÍNDIA É PAÍS ONDE A METADE DA POPULAÇÃO É ANALFABETA E FOI INSTALADO UM COMPUTADOR NO MURRO E AS CRIANÇAS COMEÇARAM A MEXER E CONSEGUIRAM,CADA UM COM AS SUAS LIMITAÇÕES E SUPERARAM BARREIRAS E APRENDERAM A LIDAR COM SUAS DIFICULDADES E VEIO A SURPRESA DO NOVO E O INESPERADO E A CULTURA DO COMPUTADOR ESTÁ
MUDANDO A SOCIEDADE PARA SEMPRE,NÃO IMPORTA O LUGAR E SUA REALIDADE ELA CHEGA INVADE.

ALUNA:SANDRA

Mudanças acontecem diariamente



Ordali Ferronato


Diariamente convivemos com grandes variedades de informações e muitas vezes não conseguimos processá-las, decodificá-las, entendê-las.
O mundo está cada vez mais acelerado. Quando se pensa que está atualizado vem uma onda gigantesca de informações desatualizando as pessoas que vivem em busca constante de estar informados. E estar informado é tudo. Porque alguém que não acompanha as novidades vive isolado, fora do real.
Tudo o que sabemos agora poderá estar desatualizado no segundo seguinte. Pensamos em preparar-nos para uma profissão mas esta poderá nem existir no futuro.
Daí que é importante existir pessoas preocupadas com a educação das crianças, com a oportunidade oferecidas a elas.
No vídeo “O buraco no muro”, mostra que um empresário teve a visão de possibilitar as crianças na Índia a oportunidade de contato com a pesquisa, com o aprendizado, com a internet, através da fixação de um computador num muro. As crianças podiam mexer a vontade. E assim aprenderam a se conectar com o conhecimento e umas ensinavam as outras. Essa oportunidade foi muito positiva pois algumas crianças, através desse contato mudaram o perfil na escola, passando a interagir mais nas aulas.
Assim, essa avalanche de informações acaba motivando mais as pessoas a ler e atualizarem-se cada dia mais.

MUDANÇAS ACONTECEM

Aluna: Sirlei Cenci

 
Um computador é encontrado num buraco no muro por algumas crianças. Um menino se destaca entre as demais crianças e descobre o quanto ele é inteligente, mexendo, conhecendo e aprendendo sem medo de estragar aquela máquina.
A professora percebe que aquele menino que tem coragem de descobrir a internet está mais motivado e confiante. A descoberta fez ele acreditar que é possível crescer, conhecer e ir em busca de algo novo. Assim nós professores devemos correr atrás do tempo perdido, ir em busca de novos conhecimentos, acreditar que temos potencial e não desistir. As novas tecnologias contribuíram muito na Educação trazendo novas formas de ensino e aprendizagem, também novas formas de relação entre o professor e o aluno. A nova tecnologia está ai nas escolas, nas famílias e as crianças demonstram muita facilidade em ligar com o novo e nós professores podemos nos atualizar para facilitar o nosso trabalho isso depende de cada um.


Aluna: Valéria Borges Cimolin
Mudanças acontecem
Uma grande empresa de computação realizou um projeto chamado “o buraco no muro”. Colocado um computador no muro para oferecer oportunidade de acesso a internet para crianças carentes. Percebe-se que as crianças aprendem a manusear a máquina mesmo sem que ninguém os oriente. Todas as crianças merecem ter o direito de manusear as diferentes tecnologias independente de classe social, pois estas proporcionarão aos mesmos autonomia e também contribui na aprendizagem. Porém, é sempre bom esclarecer as crianças o que é bom e ruim no que diz respeito as tecnologias, pois é preciso saber usá-las. Assim como para nós professores as novas tecnologias estão aí para contribuir na sala de aula baste nós educadores busquemos aprender como elas podem nos ajudar. E nós precisamos orientar nossa crianças para que usem esses meios da melhor forma possível. As mudanças nos dias de hoje acontecem rapidamente, principalmente, com relação as tecnologias que avançam sem ao menos nos dar conta disso, por isso, educadores precisamos e devemos estar sempre nos atualizando.



CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROFESSORA ANA MARIA ESPINDOLA
ELOISA ODETE DE GÓES
TURMA 1 A

VÍDEOS: MUDANÇAS ACONTECEM DE EDUARDO RODRIGUES E O BURACO NO MURO.
 INICIATIVAS QUE FAZEM A DIFERENÇA.
É interessante como a tecnologia e o navegar na internet conseguem despertar a atenção e o interesse das crianças não importando sua condição social ou seu estímulo. Um computador foi encaixado num muro que divide uma favela e a companhia de uma empresa de informática. Que ofereceu as crianças esta oportunidade, além das pesquisas, educarem crianças carentes e extremamente pobres onde a metade da população é analfabeta. A visão sobre educação tem por objetivo romper a fronteira digital possibilitando que todos tenham acesso. Ao instalar no muro o computador não demorou, para que as crianças curiosas viessem ver o que significava aquele buraco no muro e, em seguida, já estavam clicando e navegando na internet. Eles aprenderam sozinhos a navegar e a descobrir ambientes e jogos, a ler notícias, a perceber a magnífica fonte de informações que estavam tendo acesso. O fato de aprender a mexer no computador agiu diretamente na emoção das crianças, lhes dando uma autoconfiança até então não existia. Ninguém lhes havia ensinado nada sobre o computador, eles acabaram por criar uma nova linguagem nomeando, cada tecla que não conheciam com um novo nome. Este é, sem dúvidas, o caminho para uma aprendizagem significativa e atual. Por esta razão é que se tem que incentivar o uso desta ferramenta tanto na escola quanto em casa, sem esquecer-se de orientar sobre os perigos e os cuidados que se deve ter. O vídeo aborda as necessidades de mudanças das pessoas acompanhando a evolução da vida. E a existência de iniciativas que comprovam o interesse, o desenvolvimento e a inclusão social e tecnológica para todos. Profissionais que buscam qualificação do trabalho devem se motivar baseado nas mudanças para o sucesso. E com iniciativas como esta, abre caminhos para isso, cabe a cada um se tornar sujeito de sua própria história. E fazer a diferença que o mundo necessita e precisa com urgência, auxiliando nossas crianças neste caminho.

A TECNOLOGIA E AS MUDANÇAS


SILVIA FÁTIMA BIANCHI


A tecnologia deveria ser uma ferramenta de evolução do Homem. mas acontece que depositamos nela parte do controle da nossa vida. Quer seja a televisão, quer seja o computador ou o celular. Como é que rapidamente o que não existia passa a ser fundamental passado alguns anos? A necessidade já existia ou foi criada depois?
O impacto das mudanças tecnológicas no mundo ão tão fortes, que muitos afirmam ser impossível viver sem informática. Em todo o mundo a tecnologia possibilitou mudanças na saúde, educação, trabalho, e principalmente no lazer.
Hoje em dia, crianças aprendem a utilizar computadores em tão pouco tempo, que superam adultos. Além disso, as possibilidades são tantas com a informática que é possível acessarmos conta bancária sem sairmos de casa, fazermos compras pelo computador e recebermos em poucos tempos com toda a comodidade e conforto.
A tecnologia da informação na área da imagem com os photoshops, podemos modificar características externas de uma pessoa em segundos, como: cor da pele, emagrecer, tirar imperfeições e outras, possibilita a comunicação visual através da web cam. Isso tudo é informação, tornando a vida de muita gente mais prática e rápida, no mundo que não para de acontecer mudanças, a todo minuto uma nova tecnologia é criada, tornando outras obsoletas.
Assustador é o fato de vivermos em função da tecnologia e não contrário. Aquilo que criamos deveria ser útil na sua função e libertar o Homem para outras tarefas, as tais que "inexplicavelmente" não temos tempo.
Convém, então, mudar de perspectiva perante a tecnologia que usamos. Ser escravos e dependentes de algo como a tecnologia é absurdo, é talvez uma falta de respeito pela nossa capacidade mental.



sexta-feira, maio 11, 2012

Mudanças acontecem


Luiza Rolim Hubner 
MUDANÇAS ACONTECEM...
Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram para a evolução do homem, vêm adentrando de forma significativa na sociedade, esta por sua vez, faz com que surjam novas formas de pensar, analisar e cogitar sobre esses novos avanços tecnológicos que mudaram e ainda continuam mudando a história da civilização humana.
O surgimento da informática trouxe inúmeros fatores relevantes para o desenvolvimento do homem. Há vários fatores que colaborou para isso, um deles é a tecnologia internet, que deixou a vida humana mais fácil e ágil no que diz respeito à comunicação e também no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural.
A tecnologia é um meio, e como tal, em qualquer contexto, deve ser utilizada como ferramenta para aprimorar, apoiar e desenvolver o aprendizado, qualquer que ele seja a fim de obter a melhoria na qualidade de vida e dos relacionamentos humanos e sociais.
As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento  e novas relações entre professor e aluno.
Nas escolas, isto não poderia ser diferente. Deixamos de lado as pesadas enciclopédias e substituímos seu uso pelas enciclopédias digitalizadas e pela consulta a portais virtuais. Passamos a utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas e, muitas vezes deixamos de lado a tradicional lousa e giz. Muitos trabalhos passaram a ser subsidiados pelas informações disponíveis na rede e, com isso, trouxeram benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e ensinar.
Para concluir, acredito que estamos vivendo um tempo que merece entusiasmo, pois temos recursos como nunca antes em nossa história e, capacidade e potenciais para desenvolvermos muitos outros. Estamos chegando perto de vermos os jovens brasileiros sedentos pelo aprendizado, levando este interesse por toda a vida. É chegado o momento de acordarmos com três objetivos em mente: adquirir conhecimento, aprender e compartilhar! Também chegaremos ao ponto em que as fronteiras físicas servirão para nos lembrar de que a separação, a segregação, é algo que aprendemos, mas não gostamos, pois nos separou da nossa verdadeira natureza.  E assim, deixaremos um novo registro em nosso DNA para as próximas gerações: que a união é a única forma de conviver e de aprender, e desta forma, de evoluir.



Mudanças Necessarias

 Jocelita Pinzon
 

 Vivemos hoje a era da informação, a internet aproximou o mundo, diminuiu distancias e quebrou barreiras.

    Isso para nossa geração que viu a transformaçao chegar gera insegurança e um certo desconforto, medo de mexer e estragar, medo de não acompanhar, medo de se tornar ultrapassado e em desuso.
    Já para as novas gerações que nasceram com o acesso a esse novo mundo, tudo se torna fácil, as crianças antes mesmo de se alfabetizarem ja sabem "navegar". São doutores em descobrir como utilizar essa nova forma de comunicação.  
    Como acompanhar tamanho avanço das tecnologias?
Somente nos desafiando, utilizando, praticando, saindo da nossa zona de conforto, ficaremos ligados nessa nova era da informaçao.


quinta-feira, maio 10, 2012

NA NOVA ERA DIGITAL


ISABEL BITTENCOURT-
PROFº DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

       Diariamente nos deparamos com a tecnologia e as modernidades lançadas no mercado,acompanhar tudo isso não é facil.
      O professor se desafia a acompanhar e muitas vezes não consegue,mas o mais importante é não parar no tempo  e se atualizar.
      Se pararmos para pensar um pouco, no tempo dos nossos pais não existia tecnologias assim  e hoje eles tiveram que se adaptar a tudo isso. Então nós professores temos que ir a luta,mostrar que podemos aprender com nossos alunos também.
      

quarta-feira, maio 09, 2012

A Era da Inovação Tecnógica


            Os avanços tecnológicos vem crescendo rapidamente em nossa sociedade, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais a formação continuada/capacitação. A era tecnológica é um desafio para os educadores, estes muitas vezes se sentem inseguros, com medo de serem esquecidos, deixados de lado ou até mesmo trocados por uma máquina. Podemos até pensar que não, mas isso ocorre muito em nossa sociedade tecnológica, os educadores muitas vezes acabam abandonando a profissão pela falta de capacitação. Os alunos exigem muito dos educadores em relação as novas tecnologias. Na maioria das vezes dominam muito mais do que o professor e exigem dele muito mais do ele pode lhes oferecer. No entanto, a era tecnológica é um desafio para os educadores. Desafio a buscar cada vez mais conhecimento, se aperfeiçoar e principalmente acompanhar essa era de transformações e inovações. Educadores, não parem no tempo, pois o tempo não para, e quem se desafia a ser educador

Era Digital

Teresinha Fortes Vieira

           Estão acontecendo mudanças, e elas tornando a vida das pessoas mais fáceis, como nas residências, no uso dos eletrodomésticos. 
          Já na Educação, o mais preocupante é que os alunos não tem mais interesse nas aulas no molde antigo, expositivo- dialogada.  Porisso os professores precisam se atualizar, para tornar suas aulas mais atraentes e produtivas.

UM NOVO MUNDO


 Soeli Veiga


    Nesta nova era digital a tecnologia anda muito, somos convidados a aprender mais e mais o que nos sabiamos hoje amanhã   pode ser ultrapassado .
     A  internet nos da muitas possibilidades de aprendizado, nossos alunos não são os mesmos de ontem a nossa formaão  vai ajudar muito se estivermos abertos para novos desafios.

O QUE SERRA QUE TEM NO BURACO....

      Malene de Oliveira

          Quanto se lança oportunidades  para as pessoa que estão querendo avançar no conhecimento .E se  derão conta disso que o uso das tecnologias vem uaxiliar nas pesquisas e facilitar com  muita volocidade , o  desemvolvimento do conhecimento .Oburaco no murro nós mostra ,que todos cidadão deveria intepentente do logal fazer uso  das tecnologías , tornanto-se um aliado para o seu dia dia  em qualquer idade.Correndo  atras para molhorar as oportunidades e tambem a gualidade de vida...

Novas tecnologicas,novos desafios

   Jussara Lermen

     A cada dia surgem novos aparelhos,máquinas,softwars ... enfim, novas tecnologias que ultrapassam nossos conhecimentos diariamente.
      Aprendemos algo hoje e alguns dias,meses depois já está ultrapassado.
     Compramos alguns aparelhos e pouco tempo depois é lançado outro com mais tecnologia.
   Não precisamos ser escravos do mercado ,comprar todos os lançamentos,acumular lixo eletrônico. Precisamos nos desafiar,estudar e aprender com nossos filhos,com nossos alunos,que já nasceram nessa era digital.
     Quem sabe, com acesso às tecnologias e conhecimento, nossas crianças consigam melhorar nosso planeta,nossas relações,que o ser humano valorize mais o ser do que o ter.



Mudanças, até onde irão?


      As mudanças que a informática vem proporcionando é tão veloz que temos  dificuldade em acompanhar esses avanços, no entanto, precisamos ter interesse em conhecer, buscar as informaçõs e se desafiar a essas tecnilogias e proporcionar melhor qualidade do trabalho.
     As crianças e adolescentem apresentam maior conhecimento destas tecnoligias, pois se desafiam frequentemente a novas buscas, a superar o que já estão dominando, por isso, temos muito que aprender com eles. Superar dificuldades, buscar maiores conhecimentos e condições tecnologicas para melhorar o trabalho que desenvolvemos.
      A educação está dando alguns passos para oferecer condições de melhorar a qualidade do trabalho, mas ainda longe do necessário para acompanhar as tecnoligias que o mercado dispõe.
     No entando nos questionamos, até quando vamos avançar com essas tecnologias e quando a educação vai conseguir acompanhar?

Genilde B. Viot

Mudanças acontecem

Dulce Sartorato


      As mudanças  acontecem de forma muito rápido, porém as tecnologias estão no nosso dia a dia e não tem como evitar em muitos momentos impossível de acompanhar, porém enquanto educadora o básico necessito dominar, para poder orientar o meu aluno, pois ainda sou uma formadora de opiniões. 
    Preciso acordar e perder o medo para entender  as novas tecnologias e usa-la como ferramenta de apoio, tornando as aulas mais interessantes e que de fato proporcionem aprendizagem aos alunos.



Mudanças Acontecem


MUDANÇAS ACONTECEM
Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo de uma sociedade que hoje tem isso amanhã muda, pois temos que pensar que os anos passam e nós vamos juntos temos que acompanhar para não ser pegos de surpresa.Mudanças acontecem a todo momento, BUSCAR o conhecimento é acompanhar a evolução.

A era da Mudança

     A cada dia que passamos notamos que muitas mudanças acontecem com as máquinas   tecnológicas. Precisamos  preparar nossa sociedade para  impacto das  rápidas mudança que se faś sentir. 
    Nossa crianças  tem facilidade  em manusear ocomputador, pois elas não tem medo em mexer por terem nascido nesta era.
    Seria muito interessante que cada criança tivesse em casa a sua máquina para  suas pesquisas ampliando seus conhecimentos.

terça-feira, maio 08, 2012

Momento da tecnologia

Eliete Nottar        

         Com a tecnologia  avançando a cada dia  as mundanças  acontecem a cada momento e avança em todas as areas  e nos precisamos cada vez se aperfeiçoar  .  Hoje nós temos condições financeiras  oportunidade para novas tecnologias quando compramos um aparelho temos varios  opções  em um  só aparelho como ; televisão computador e celular. Hoje em dia o professor não consegue mais acompanhar  os alunos ,porque as mundanças estão acontecendo e nós não estamos preparado  acompanhar as mundanças  e noś educadores não podemos parar temos que estar todo dia aprendendo porque as crianças tem muita facilidade de aprender.          

Internet: tecnologia ao alcance de todos?

Internet: tecnologia ao alcance de todos?

Apesar de vivermos em um mundo onde a tecnologia esta avançada, ainda a muitos lugares no planeta onde a internet não chegou ou se existe é para poucos utilizarem.
Grandes empresas instalam-se nos países pobres para  desenvolver seus programas devido a mão de obra barata e os baixos impostos.
As estatísticas mostram que a tecnologia em poucos anos irá superar o ser humano. Haverá computadores que superarão  a capacidade do cerébro humano. 
Mas para que estas máquinas funcionem é necessário que o homem o tenha criado. E apesar de toda essa tecnologia nada supera o sorriso de uma criança ou o abraço de um amigo. Na verdade só há estimativas de como será a tecnologia no futuro; mas o ser humano tem livre arbítreo e ele escolhe em que direção seguir, por isto o projeto Buraco no Murro, na Índia, faz um paralelo entre a pobreza, falta de educação e a oportunidade ao alcance de todos utilizando a internet.
As crianças mostram que podendo tocar no computador, instalado em murros pela cidade elas aprendem coisas facinantes em tempo recorde sem que ninguem as ensine. Pois é um sonho ter acesso a este equipamento tão falado no mundo,em um país onde a pobreza é extrema, e a cada três crianças duas não sabem ler. Ao tocar, descobrir como funciona, eles viajam em um mundo onde a pobreza pode ficar de lado e o sonho fica na ponta dos dedos na altura dos olhos.

MUDANÇAS ACONTECEM

Mudanças acontecem
Claudinéia R. S.Borsoi

              Mudanças... mudar... será algo difícil?
             Estamos cercados por diferentes pessoas, objetos e vivenciamos diferentes situações a todo momento. Situações estas  de forma rápida com mudanças muitas vezes bruscas ou tão sutis que nem as percebemos.
              Fazemos parte de uma geração que precisa estar "correndo" o tempo todo para cumprir horários, resolver problemas, alcançar sonhos, realizar-se profissionalmente e afetivamente. No entanto, juntamente  com o dia a dia necessitamos companhar a "corrida" tecnológica e do conhecimento que invade nossas vidas.                                                                                                  
          Será que seria possível nos dias atuais distanciar-se de tantas mudanças? Acredito que não. 
               Por mais difícil que possa parecer, devemos nos desafiar o tempo todo para  contribuir, entender, acompanhar e aproveitar as maravilhas que o ser humano vem criando em grande velocidade nesse mundo fantástico do conhecimento.

Mudanças acontecem a todo momento.


   ANÁLISE SOBRE OS TEXTOS: MUDANÇAS ACONTECEM E BURRACO NO MURRO
silvana canal

         Vímos claramente, no video: "Burraco no murro", que não importa como vivem as pessoas basta dar oportunidade a elas de conhecer as novas tecnologias.
        Hoje vivemos numa época em que a tecnologia se faz necessária, pois é uma ferramenta essencial para educação e é impressionante como se consegue despertar a atenção e o interesse das crianças não importando sua condição social, seu conhecimento ou estímulo. Sabemos que finalidade desta tecnológicos é possibilitar que todos tenham acesso. 
       Devemos incentivar o uso desta ferramenta tanto na escola quanto em casa, sem se esquecer de orientar sobre os perigos e os cuidados que se deve ter.
Elisângela Zago Machado

A tecnologia  e o acesso na sociedade

          A tecnologia avança muito rápido e o acesso  para todos é  ainda muito lento, sendo assim gerações e gerações passarão e iremos, me parece, ficarmos atrasados tecnologicamente. Já sabemos que é inútil corremos contra o tempo,ou ficarmos alheios ao que acontece de novo, precisamos é estarmos juntos prontos para receber as informações mais recentes.
       Por outro lado a população aumenta muito rápido sem condições de sobrevivência uma grande  maioria no planeta,como poderemos falar então de acesso   a tecnologia.
      Para minimizar as dificuldades de acesso da tecnologia na sociedade teremos que ter muitos mutiplicadoras do conhecimento tecnológico criando mecanismos  eficázes de suprir as diferenças.

MUDANÇAS ACONTECEM...

Gracieli Eva Heberle

Tecnologia


        Vivemos em uma sociedade com mutas diferenças,onde o conhecimento e a tecnologia andam muito rápidos,e a grande maioria da sociedade tem pouco acesso a tecnologia e principalmente a informação.
 Nos dias atuais a tecnologia entrou de vez em nossas vidas.
      Usar a tecnologia é algo comum nos dias atuais, entretanto devemos ter muito cuidado como estar usando com nosso aluno.Pois se não for bem planejada pode ser transformar em um desastre, entretanto se for organizada gerará um intercâmbio de aprendizado maduro e criativo.
        É necessário dar informação aos nossos alunos como também oportunidade de estar conhecendo e aprendendo com os meios tecnológicos.


Lusiane A.N.

                       As diferenças sociais dificultam o acesso a tecnologia

     O avanço tecnológico cresce juntamente com o processo de globalização, andam de mãos dadas, porém, grande parte da população não tem acesso a essas tecnologias.
     O contraste entre alguns paises é muito grande, acredito que seja proposital, pois a tecnologia motiva para a busca do conhecimento. E, quando camadas, esses grupos, terão essa condição, não serão mais mão-de-obra para esses países.É atravrés do conhecimento que essas diferenças poderão ser desfeitas.Então , para algumas partes do m undo esse conhecimento, esse acesso é liberada de forma muito lenta.Que lugares são esses? São os países cuja população servem de mão-de-obra barata, justamente para essas empresas que produzem toda essa tecnologia, ou seja, monta,, fazem as peças...
     Não é a pobreza, a miséria que faz desses seres menos capazes, todos são, só falta possibilitar o acesso.

Mudanças acontecem no buraco no muro


Prof. Roseli Fátima Alves dos Santos
Chapecó-SC


Mudanças acontecem no buraco no muro
As pessoas aprendem a construir mudanças a partir de situações vivenciadas, aprende a perdoar só quando seu coração estiver livre de magoas, e que perdoando você vai se sentir melhor.

Um dia você aprende a construir seus sonhos hoje pois o amanhã é incerto.
Aprende que as verdadeiras amizades estão te apoiando mesmo que seja a distância, mesmo que não concordem com suas atitudes, esses verdadeiros amigos estarão ao seu lado nos momentos mais dificeis...

Precisamos dar valor a quem temos e não o que temos, as coisas materiais podemos buscar no dia a dia perder uma e conquistar outras até melhores, com trabalho, com novas possibilidades

No entanto se perder as pessoas que nos cercam, gente não tem como voltar atrás, se arrepender do que não foi feito. É preciso viver cada momento como se fosse o ultimo, deixar as pessoas com palavras amorosas pois não sabemos até quando vamos te-la.

Há momento que precisamos enfrentar as dificuldades e não ter medo do novo, quando o desafio aparece em nossa vida muitas vezes o ignoramos para não enfrenta-lo e para não tentar aprender com ele.

Hoje as crianças não tem medo de aprender, são curiosas e fazem disso uma escada para o . conhecimento...as máquinas e as tecnologias mais modernas se tornam brinquedo na mão da criança que com a facilidade incrível conseguem descobrir como funcionam...

E quando as pessoas são provocadas são capazes de fazer coisas que elas mesmas não acreditam.. mas para realizar algo é preciso tentar.

Acreditar no seu potencial é a melhor maneira de realizar os grandes sonhos e aprender cada vez mais....

Mudanças acontecem - professora Cristiani Cavarzan

PROFESSORA CRISTIANI APARECIDA ANTUNES CAVARZAN
CHAPECÓ - SANTA CATARINA

 MUDANÇAS ACONTECEM NO BURACO DO MURO

           Vivemos em um mundo globalizado em que novas informações surgem a com frequência. As tecnologias  se reorganizam com surpreendente   velocidade.  E muitos adultos, me incluindo entre eles tem dificuldade de acompanhar tantas transformaçoes tecnológicas. Fomos criados em outra época.Temos dificuldades de nos inserirmos nesse mundo. Nossos alunos ao contrário de nós nasceram nesse período e conseguem se identificar com muito mais facilidade. Manuseamos essas máquinas, sempre com muito medo de causar algum problema na mesma e isso impede a inserção nesse mundo.  
        Ao contrário de nós, os  alunos se identificam e  cheios de curiosidade vão em busca de entender o que se passa por ali. Isso lhes proporciona novas aprendizagens.  

Diferenças Joel Custódio


      A filosofia é amor à sabedoria, à ciência da vida. A chave do segredo de viver está no conhecimento. É conhecimen to é saber  e saber fazer. O que é valor é o conhecimento aplicado. Hoje, apesar das diferenças sociais, culturais e econômicas existentes no mundo  você precisa conviver com as dificuldades impostas pelo seu dia a dia, controlando-se e absorvendo situações de pressão, tanto de ordem física como de ordem psicológicas.
     Mesmo em situações de extrema pobreza, nada impede de agregar conhecimentos tecnológicos, bastando somente ter oportunidades de experimentar e ter acesso as transformações produzidas pelas inovações tecnológicas.  Portanto, necessário se faz, abrir os leques de oportunidades a todos independente de seu status social.
Tatiane FLoss
O contraste das tecnologias!

Vivemos em uma sociedade de vários contraste e avanço tecnológicos, acerca disso vivenciamos a cada dia que passa mudanças relacionadas ao saberes que esta inovação traz para as pessoas. 
Em alguns lugares essas novas tecnologias é algo inusitado, diferente, atrativo em outros se torna algo comum, dia-a-dia, ferramenta de sobrevivência, a cada dia que passa as pessoas se deparam com fatos que algum tempo não se tinha a menor ideia que um dia poderia se tornar algo tão importante e fundamental para especie humana.
O homem enquanto ser racional busca a cada dia por algo que faça a diferença em sua vida, com essas facilidades encontradas torna seu trabalho, seu lazer, suas atividades diárias práticas e busca por uma melhor qualidade de vida, pois estas inovações quando por ele descoberta vem somente a acrescentar na sociedade que o cerca. Devemos estar cientes de que nada podemos fazer se não adaptarmos as essas mudanças tecnológicas, essas que para muitos alguns anos atras era algo desconhecido e agora para essa geração é algo comum e indispensável.






Rosely Matteussi
Chapecó Sc



MUDANÇAS ACONTECEM



Aprendemos que o mundo não para , na caminhada é que aprendemos, com nossos amigos, família, colegas de trabalho, situações cotidianas.


Definir estratégias,objetivos, metas e propor ações fazem parte da construção do conhecimento humano.


Somos seres humanos capazes de construir e participar da evolução tecnológica e isso que nos mostra o vídeo: O Buraco no Muro


Basta acreditar no potencial do ser humano. Este vídeo nos mostra claramente que basta oferecer o material necessário para aguçar a curiosidade da criança que ela descobre meios de se comunicar e de se desenvolver. A internet nos proporciona este meio, por isso sou 100% a favor da net, desde que a usamos de forma criativa, de pesquisas, de diversão sadia e sem abusos. Parabéns pela iniciativa!



MUDANÇAS ACONTECEM


Aprendemos que o mundo não para , na caminhada é que aprendemos, com nossos amigos, família, colegas de trabalho, situações cotidianas.


Definir estratégias,objetivos, metas e propor ações fazem parte da construção do conhecimento humano.


Somos seres humanos capazes de construir e participar da evolução tecnológica e isso que nos mostra o vídeo: O Buraco no Muro


Acreditar no potencial do ser humano.  Este vídeo nos mostra claramente que basta oferecer o material necessário para aguçar a curiosidade da criança que ela descobre meios de se comunicar e de se desenvolver. A internet nos proporciona este meio, por isso sou 100% a favor da net, desde que a usamos de forma criativa, de pesquisas, de diversão sadia e sem abusos. Parabéns pela iniciativa!

segunda-feira, maio 07, 2012

Tecnologia


 Neli Maria F. Bonadimann
Ao  analisar os dois textos: “ O BURACO NO MURO E AS MUDANÇAS ACONTECEM” Foi Fácil identificar que as mudanças acontecem a toda hora e o quanto ela é importante para o conhecimento do ser humano e para a sociedade. Também a importância destes recursos tecnológicos nas diferentes profissões e no cotidiano dos mesmos.
   Hoje vivemos uma época em que a tecnologia se faz necessária, pois é uma ferramenta essencial para educação e é impressionante como se consegue despertar a atenção e o interesse das crianças não importando sua condição social, seu conhecimento ou estímulo. Sabemos que finalidade desta tecnológicos é possibilitar que todos tenham acesso.
Por este motivo é que devemos incentivar o uso desta ferramenta tanto na escola quanto em casa, sem se esquecer de orientar sobre os perigos e os cuidados que se deve ter.