1.
IDENTIFICAÇÃO
Turma:
Berçário Faixa Etária:
0 a 2 anos
Professor
Regente: Luciane Percila Kerber de Oliveira
Período
de Realização: 19/03 a 13/04
TEMA:
Construindo a identidade
2.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar
a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as
atividades pedagógicas, pois ajuda os alunos a perceber que tem uma
história de vida e são parte atuante do mundo em que vivem.
Desenvolver a identidade das crianças também é importante para nos
professores porque é através dela que conseguimos obter informações
importantes a respeito dos alunos.
Este projeto será desenvolvido por meio de atividades que enfatizam
o lúdico, respaldado em valores necessários à construção da
identidade, proporcionando também a exploração significativa da
imagem corporal, suas potencialidades e necessidades.
3.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das
crianças, valorizando-as bem como identificar as diferenças entre
elas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover o conhecimento de si próprio;
-Construção do eu e do outro;
-Identificar suas preferências;
- Apropriar-se da imagem corporal.
4.
CONTEÚDOS
-Meu
corpo;
-Interação
com os outros e o meio;
-Imagem
corporal;
-Cantigas
de roda;
-Expressões
corporais;
5.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O
QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
-
Cada um tem um nome;
-Um
é diferente do outro;
-
Cada pessoa tem um corpo diferente;
6.
PROBLEMATIZAÇÃO
Como
desenvolver a construção da identidade com as crianças de maneira
lúdica respeitando a especificidade de cada criança?
7.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
-
Atividades na frente do espelho;
-Contação
da história “Como é bonito o pé do Igor”;
-Carimbo
do pé com tinta;
-Música
cantada “Casinha”;
-Pintura
do nome com tinta e construção de painel;
-
Cantiga “A canou virou”;
-
Cantiga “sapo”;
-
Cantiga “Se eu fosse um peixinho”;
-
Desenho do peixinho na mão;
-
Cantiga “Meu nome”;
8.
AVALIAÇÃO
A
avaliação se dará num processo continuo respeitando o
desenvolvimento da criança observando os seguintes aspectos: utiliza
gestos e expressões para comunicar-se, demonstra respeito com o seu
corpo e com o corpo do outro e expressa pensamentos e sentimentos a
partir da face e do corpo.
9.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
A partir do projeto as crianças desenvolveram o processo de
construção da sua identidade, conhecendo suas características e
preferências manifestando-as nas mais diversas situações.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO,
T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,
2000.
NOSSA
ESCOLA. Educação Infantil.Secretaria da Educação. Prefeitura de
Chapecó.
PROPOSTA
CURRICULAR DE SANTA CATARINA. Formação docente para Educação
infantil e Séries Iniciais. Florianópolis: COGEN, 1997.
SCHREIDER.
Coleção ciranda, cirandinha. São Paulo: Ciranda Cultural.
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