quinta-feira, outubro 18, 2012

CONSTRUINDO A IDENTIDADE



1. IDENTIFICAÇÃO
Turma: Berçário Faixa Etária: 0 a 2 anos
Professor Regente: Luciane Percila Kerber de Oliveira
Período de Realização: 19/03 a 13/04

TEMA: Construindo a identidade
2. JUSTIFICATIVA
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas, pois ajuda os alunos a perceber que tem uma história de vida e são parte atuante do mundo em que vivem. Desenvolver a identidade das crianças também é importante para nos professores porque é através dela que conseguimos obter informações importantes a respeito dos alunos.
Este projeto será desenvolvido por meio de atividades que enfatizam o lúdico, respaldado em valores necessários à construção da identidade, proporcionando também a exploração significativa da imagem corporal, suas potencialidades e necessidades.
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, valorizando-as bem como identificar as diferenças entre elas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover o conhecimento de si próprio;
-Construção do eu e do outro;
-Identificar suas preferências;
- Apropriar-se da imagem corporal.
4. CONTEÚDOS
-Meu corpo;
-Interação com os outros e o meio;
-Imagem corporal;
-Cantigas de roda;
-Expressões corporais;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
- Cada um tem um nome;
-Um é diferente do outro;
- Cada pessoa tem um corpo diferente;
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver a construção da identidade com as crianças de maneira lúdica respeitando a especificidade de cada criança?
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Atividades na frente do espelho;
-Contação da história “Como é bonito o pé do Igor”;
-Carimbo do pé com tinta;
-Música cantada “Casinha”;
-Pintura do nome com tinta e construção de painel;
- Cantiga “A canou virou”;
- Cantiga “sapo”;
- Cantiga “Se eu fosse um peixinho”;
- Desenho do peixinho na mão;
- Cantiga “Meu nome”;
8. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará num processo continuo respeitando o desenvolvimento da criança observando os seguintes aspectos: utiliza gestos e expressões para comunicar-se, demonstra respeito com o seu corpo e com o corpo do outro e expressa pensamentos e sentimentos a partir da face e do corpo.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
A partir do projeto as crianças desenvolveram o processo de construção da sua identidade, conhecendo suas características e preferências manifestando-as nas mais diversas situações.
REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.
NOSSA ESCOLA. Educação Infantil.Secretaria da Educação. Prefeitura de Chapecó.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. Formação docente para Educação infantil e Séries Iniciais. Florianópolis: COGEN, 1997.
SCHREIDER. Coleção ciranda, cirandinha. São Paulo: Ciranda Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.