terça-feira, agosto 14, 2012

RESGATAR AS BRINCADEIRAS FOLCLORICAS




Professora :Sonia Aparecida Appel

Turma: Pré matutino Vespertino.

Projeto: Resgatar as Brincadeiras Folclóricas.
Justificativa
Os tempos mudaram e as brincadeiras também. Em alguns anos atrás as brincadeiras eram mais divertidas, além de serem saudáveis e criativas como Brincar de bolinhas de godê,carrinhos de rolimãs , pega –pega, passa anel, roda pião, soltar pipa, pular corda, a corrida do saco, jogar peteca, entre muitas outras. Mas hoje em dia essas brincadeiras foram trocadas por vídeo games, jogos eletrônicos, e computadores. Tudo isso sem a criança sair do lugar. Resgatar essas brincadeiras folclóricas das diferentes culturas, cultivando os valores é importante para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança. Pois através delas se desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e auto-estima.

Objetivo Geral
Resgatar as brincadeiras folclóricas trabalhando valores que foram esquecidos através de atividades de interação, brincadeiras, jogos e brinquedos cantados que despertem a solidariedade a cooperação e a participação das crianças, bem como o respeito as regras e ao outro de forma lúdica e prazerosa.

Objetivos Específicos.

  • Resgatar e conhecer as brincadeiras, folclóricas.

  • Trabalhar atenção e concentração nas brincadeiras e suas regras.

  • Explorar diferentes formas do brincar.

  • Resgatar jogos, cantigas de rodas, brincadeiras, competições para estabelecer regras

  • Desenvolver a auto-estima e o espírito de solidariedade entre os amigos através das brincadeiras.

Conteúdos

  • Espaços/ Tempo.

  • Formas de Brincadeiras.

  • Quantidades (Números de Pessoas).

  • Jogo simbólico (Papeis a serem assumidos pelas crianças).

  • Valores, Regras, Limites.

  • Brinquedos.

  • Expressão corporal (Mímicas, Danças).


Prática Social Inicial.

  • Reconhecem algumas brincadeiras Folclóricas.

  • Eles têm curiosidade de participarem das brincadeiras.

  • Que os jogos e as brincadeiras são para brincar e jogar
  • .
  • Que Brincar é divertido.

  • Que podemos Brincar todos juntos.

Problematizarão

De que forma resgatar as brincadeiras, os jogos os brinquedos cantados folclóricos de forma lúdica e prazerosa com as crianças?

Instrumentalização:
- Diálogo com as crianças como eram as brincadeiras no passado e de que forma brincavam?

- Brincadeiras;Você gosta de mim?
- Caçar ursinho.
- Brincar de espelho usando o colega como espelho, repetindo suas ações.

- Cantigas de roda. Escravo de jô.
Terezinha de Jesus.
A moda da carochinha.

- Jogos de Memória.
- Jogos de encaixe.
- Cavalinho de pau.
- Jogos de Argolas.
- Jogos de boliche.
- Jogar a bola na boca dentro da boca do palhaço..
- Pega - Pega.
- O gato e o rato.
- O ovo choco.
- Passar o anel.
- Telefone sem fio.
- Brincar de casinha ,carrinho,boneca,bola.
- Brincar com bolinhas de sabão.
- Domino ,jogo,de memória, peteca, quebra cabeça, bingo, cabra-cega.
- Coelhinho sai da toca.
- Morto ou Vivo.
- Estatua com músicas diversas
- Porco sem rabo.
- A dança do balão.
- Passa que Passará.
- Roda Pião.
- Cai no poço.
- Quem senta ao meu lado.
  • Coitadinho do meu gatinho.
Avaliação
Através das atividades a participação o respeito com os colegas a socialização, a organização entre eles mesmo.

Pratica Social Final.
Observar que as crianças aprendam a ouvir, organizar e interagir com os colegas socializando as atividades e respeitando as regras estabelecidas nas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.