CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Artes
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1º bimestre
PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM CRIATIVIDADE: ARTE E TECNOLOGIAS: Daiane
Bortolosso- TEMA:
PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO
2.JUSTIFICATIVA:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um
ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura
de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é
o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as
lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares,
festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças
populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de
evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo
nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o
conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura
e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar
as tradições de um povo.
3. OBJETIVO
GERAL:
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular
brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e
comunidade.
3. 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Estabelecer o contato com as diversas formas, materiais e imagens
(obras de arte),
-
Experimentar diferentes materiais e técnicas na produção
artística,
valorizando
a estética;
-
Apreciar esteticamente a produção cênica/corporal, local e
escolar;
-
Apreciar danças folclóricas e populares;
- Expressar-se livremente, demonstrando valores estéticos.
4. CONTEÚDOS
- Personagens do Folclore brasileiro;
- Parlendas;
- Mitos;
- Brincadeiras/jogos;
- Cantos folclóricas;
- Danças folclóricas e danças populares.
5. PROBLEMATIZAÇÃO
- O que é Folclore?
- Quais as cantigas de nosso Folclore que você conhece?
- Como são os personagens de nosso Folclore?
- Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso Folclore?
- Como são as danças Folclóricas?
6.PRÁTICA SOCIAL INÍCIAL:
- Você conhece alguma cantiga folclórica?
- Qual brincadeira folclórica você conhece?
- Qual personagem você conhece?7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos; Brincadeiras; Danças; Textos e poesias; Músicas;
Cruzadinhas; Adivinhas; Provérbios; Jogos e brincadeiras; Dobraduras; Cartazes
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua, devendo ser realizada
oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando
avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a
realização das tarefas propostas, as observações e intervenções
do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão
elementos essenciais para verificar se as competências previstas
para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Será avaliado
também se o aluno consegue localizar-se espacialmente.
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL:
- Observar a prática dos alunos quanto à valorização, o
conhecimento e identificação do folclore brasileiros e seus
personagens;
- Reconhecer as festas folclóricas;
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CUNHA, Sergio. Arte, educação e projetos. Educação &
Cia.3ª Edição -2005.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Editora
Ática, 1994.
SCHILICHTA, Consuelo A.B.D., Tavares Isis Moura, TROJAN Rose Meri –
Coleção Arte – Ensino Fundamental. Curitiba: Modulo 2006.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
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