quarta-feira, agosto 15, 2012

PROJETO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

curso de tecnologia na educação


ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ANITA GARIBALDI
RESPONSÁVEL PELO PROJETO: CLEUSA MARIA RIGON

RESSIGNIFICANDO VALORES

  1. JUSTIFICATIVA
A aprendizagem é elemento fundamental a qualquer escola que pretende desenvolver a educação com competência e responsabilidade.
A busca pela excelência humana deve ser a meta maior, coerente e transparente da nossa escola na perspectiva da construção do conhecimento significativo tendo presente as dimensões cognitivas, comportamentais e sociais.
Educar exige dar sentido à ação educativa e as habilidades do pensar crítico,reflexivo, criativo e autônomo e a metodologia que possibilita um novo caminho com o trabalho com a realidade.
As idéias, desafios, conflitos, erros, acertos e esperanças são permanentes no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
No caso do bullying, a orientação educacional atua conjuntamente com o pedagógico e famílias, sempre levando em consideração que a repressão e limites não são suficientes.
A violência praticada as vezes de forma muito sutil, enfraquece,desestimula, entristece. È preciso trabalhar na perspectiva de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao próximo, a elevação da auto-estima e do amor. È fundamental também fortalecer as relações e os vínculos de afeto na escola e família.
A luta contra o bullying é um grande desafio, para fazer o enfrentamento precisamos unir esforços da família, escola e diferentes setores sociais...
Nesse sentido o projeto “bullying” se propõe a criar um processo reflexivo sobre o tema e trabalhar na perspectiva de repensar os valores importantes e fundamentais para a convivência humana bem como pensar ações concretas para superação do problema na E.B.M. Anita Garibaldi. Inicialmente o projeto foi pensado para as turmas de 1ª a 5ª série do ensino fundamental com possibilidades de ser estendido para educação infantil.











2-OBJETIVO GERAL
Identificar ações relacionadas ao bullying no espaço escolar e pensar ações de superação dos conflitos, desenvolvendo estratégias de intervenção e prevenção.




3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1-Reconhecer e diferenciar o problema/conflito ( bullying) nos diferentes espaços da escola
3.2- Pensar formas de superação do bullying
3.3- Repensar valores importantes para a convivência humana
3.3- Estabelecer regras básicas de boa convivência, partindo dos alunos, porém levando em conta o regimento escolar maior
3.4-Envolver diferentes segmentos no debate do bullying na escola
3-5- Promover palestras e debates relacionados ao tema para pais, professores e alunos
3-6-Promover circulo de debates com diferentes profissionais(advogado, médico.....)
3-7- Envolver os alunos como sujeitos do processo para ajudar a pensar soluções para o “problema”
3-8- Realizar oficinas pedagógicas para discutir e aprofundar o tema




4-CONTEÚDO

-Valores essenciais para o desenvolvimento humano ( respeito, solidariedade....)
A partir do tema produzir
- Poesias
-Cartazes
- Vivências teatrais
- Desenhos
- Redações
- Entrevistas
- Autobiografias
OBS: Cada turma fica responsável por expressar a temática BULLYING, através de uma das metodologia citada acima ( deverão apontar o problema, conseqüência e soluções)
5-PRÁTICA SOCIAL INICIAL

- Fazer levantamento com os alunos sobre conflitos vivenciados no dia a dia na escola
- Apresentação do projeto em todas as turmas do ensino fundamental.
-Levantar situações de violência/conflito que ocorrem na escola e representar através de diferentes metodologias ( desenhos, palavras chaves, recorte e colagem, teatro, pintura, produção de texto
- Fazer o registro
- Pensar coletivamente e propor soluções para cada situação de conflito




6- PROBLEMATIZAÇÃO

1-Você sabe o que é bullying?
2- Que diferentes manifestações de bullying você conhece?
3- O bullying ocorre só na escola?
4- Porque ocorre bullying na escola?
5- É possível superar o problema? De que forma?




7-INSTRUMENTALIZAÇÃO

- Palestra e debate com os pais acerca do assunto com diferentes profissionais ( advogado, psicólogo,pedagogo, médico...)
- Oficinas com pais (CCE)
- Oficinas com alunos
- Dinâmicas de grupos
- Contação de histórias ( ver contribuição do SESC ou SED)




8-AVALIAÇÃO/CATARSE

A avaliação será permanente e de forma reflexiva.
Serão proporcionados momentos de conversas e debates em sala para que os alunos possam refletir sobre suas ações.
Em alguns momentos serão feitas conversas individuais.
9-PRÁTICA SOCIAL FINAL


Observar de houve mudanças no comportamento dos educandos, sobretudo na relação com o “outro”




CRONOGRAMA DE AÇÕES


MÊS
AÇÕES
QUEM
MAIO


JUNHO
Socialização do projeto com os professores
Trabalhar o tema com todas as turmas do E.F.
Cleusa
JULHO
Palestra com pais (debate com diferentes profissionais)
Cleusa e direção
AGOSTO
Oficina com alunos
Cleusa e CCE
SETEMBRO
Oficina com pais
Cleusa e CCE
OUTUBRO
Contação de histórias
SESC/SED(Contadores de histórias)
NOVEMBRO

Culminância do trabalho com diferentes formas de representação(poesia, teatro, produções...)
Cleusa
DEZEMBRO
Apresentação do trabalhos entre turmas
Cleusa





REFERÊNCIAS




SUGESTÕES DE LEITURAS / FILMES/OUTROS

FILMES:
  • Um sonho possível
  • Código de honra
  • De repente 30
  • Deixa ela entrar
  • Elefante
  • Meninas malvadas
  • Ponte para Terabítia
  • Ao mestre com carinho
  • Uma mente brilhante
  • Sociedade dos poetas mortos

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