ESCOLA
BÁSICA MUNICIPAL ANITA GARIBALDI
RESPONSÁVEL
PELO PROJETO: CLEUSA MARIA RIGON
RESSIGNIFICANDO
VALORES
- JUSTIFICATIVA
A aprendizagem é elemento fundamental a qualquer escola
que pretende desenvolver a educação com competência e
responsabilidade.
A busca pela excelência humana deve ser a meta maior,
coerente e transparente da nossa escola na perspectiva da construção
do conhecimento significativo tendo presente as dimensões
cognitivas, comportamentais e sociais.
Educar exige dar sentido à ação educativa e as
habilidades do pensar crítico,reflexivo, criativo e autônomo e a
metodologia que possibilita um novo caminho com o trabalho com a
realidade.
As idéias, desafios, conflitos, erros, acertos e
esperanças são permanentes no processo de desenvolvimento da
aprendizagem.
No caso do bullying, a orientação educacional atua
conjuntamente com o pedagógico e famílias, sempre levando em
consideração que a repressão e limites não são suficientes.
A violência praticada as vezes de forma muito sutil,
enfraquece,desestimula, entristece. È preciso trabalhar na
perspectiva de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao
próximo, a elevação da auto-estima e do amor. È fundamental
também fortalecer as relações e os vínculos de afeto na escola e
família.
A luta contra o bullying é um grande desafio, para
fazer o enfrentamento precisamos unir esforços da família, escola e
diferentes setores sociais...
Nesse
sentido o projeto “bullying” se propõe a criar um processo
reflexivo sobre o tema e trabalhar na perspectiva de repensar os
valores importantes e fundamentais para a convivência humana bem
como pensar ações concretas para superação do problema na E.B.M.
Anita Garibaldi. Inicialmente o projeto foi pensado para as turmas de
1ª a 5ª série do ensino fundamental com possibilidades de ser
estendido para educação infantil.
2-OBJETIVO GERAL
Identificar ações relacionadas ao bullying no espaço
escolar e pensar ações de superação dos conflitos, desenvolvendo
estratégias de intervenção e prevenção.
3-OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
3.1-Reconhecer
e diferenciar o problema/conflito ( bullying) nos diferentes espaços
da escola
3.2-
Pensar formas de superação do bullying
3.3-
Repensar valores importantes para a convivência humana
3.3-
Estabelecer regras básicas de boa convivência, partindo dos alunos,
porém levando em conta o regimento escolar maior
3.4-Envolver
diferentes segmentos no debate do bullying na escola
3-5-
Promover palestras e debates relacionados ao tema para pais,
professores e alunos
3-6-Promover
circulo de debates com diferentes profissionais(advogado,
médico.....)
3-7-
Envolver os alunos como sujeitos do processo para ajudar a pensar
soluções para o “problema”
3-8-
Realizar oficinas pedagógicas para discutir e aprofundar o tema
4-CONTEÚDO
-Valores
essenciais para o desenvolvimento humano ( respeito,
solidariedade....)
A
partir do tema produzir
-
Poesias
-Cartazes
-
Vivências teatrais
-
Desenhos
-
Redações
-
Entrevistas
-
Autobiografias
OBS:
Cada turma fica responsável por expressar a temática BULLYING,
através de uma das metodologia citada acima ( deverão apontar o
problema, conseqüência e soluções)
5-PRÁTICA
SOCIAL INICIAL
-
Fazer levantamento com os alunos sobre conflitos vivenciados no dia a
dia na escola
-
Apresentação do projeto em todas as turmas do ensino fundamental.
-Levantar
situações de violência/conflito que ocorrem na escola e
representar através de diferentes metodologias ( desenhos, palavras
chaves, recorte e colagem, teatro, pintura, produção de texto
-
Fazer o registro
-
Pensar coletivamente e propor soluções para cada situação de
conflito
6-
PROBLEMATIZAÇÃO
1-Você
sabe o que é bullying?
2-
Que diferentes manifestações de bullying você conhece?
3-
O bullying ocorre só na escola?
4-
Porque ocorre bullying na escola?
5-
É possível superar o problema? De que forma?
7-INSTRUMENTALIZAÇÃO
-
Palestra e debate com os pais acerca do assunto com diferentes
profissionais ( advogado, psicólogo,pedagogo, médico...)
-
Oficinas com pais (CCE)
-
Oficinas com alunos
-
Dinâmicas de grupos
-
Contação de histórias ( ver contribuição do SESC ou SED)
8-AVALIAÇÃO/CATARSE
A avaliação será permanente e de forma reflexiva.
Serão proporcionados momentos de conversas e debates em
sala para que os alunos possam refletir sobre suas ações.
Em alguns momentos serão feitas conversas individuais.
9-PRÁTICA SOCIAL FINAL
Observar
de houve mudanças no comportamento dos educandos, sobretudo na
relação com o “outro”
CRONOGRAMA
DE AÇÕES
MÊS
AÇÕES
QUEM
MAIO
JUNHO
Socialização
do projeto com os professores
Trabalhar o tema com
todas as turmas do E.F.
Cleusa
JULHO
Palestra com pais
(debate com diferentes profissionais)
Cleusa e direção
AGOSTO
Oficina com alunos
Cleusa e CCE
SETEMBRO
Oficina com pais
Cleusa e CCE
OUTUBRO
Contação de
histórias
SESC/SED(Contadores
de histórias)
NOVEMBRO
Culminância do
trabalho com diferentes formas de representação(poesia, teatro,
produções...)
Cleusa
DEZEMBRO
Apresentação do
trabalhos entre turmas
Cleusa
REFERÊNCIAS
SUGESTÕES
DE LEITURAS / FILMES/OUTROS
FILMES:
- Um sonho possível
- Código de honra
- De repente 30
- Deixa ela entrar
- Elefante
- Meninas malvadas
- Ponte para Terabítia
- Ao mestre com carinho
- Uma mente brilhante
- Sociedade dos poetas mortos
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