CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ-SC
ESCOLA: E.B.M.
ANITA GARIBALDI / CEIM
TURMA:
MATERNAL
PROFESSORA:Melissa Borges da Silva - Professora Licenciada em Educação Infantil
ÁREA DE ATUAÇÃO: RECREAÇÃO
E MUSICALIZAÇÃO
PROJETO:
OUVINDO, CANTANDO E APRENDENDO
JUSTIFICATIVA
A
música faz parte do universo infantil, desde muito cedo, seja na
família ou na escola.
Por
meio das brincadeiras cantadas, as crianças vivenciam experiências
distintas, como: tocar o outro e ser tocada, cantar, movimentar-se,
posicionar-se, expressar-se, contrariar-se e, principalmente se
divertir, conhecendo os sons e alterações na própria voz.
Com
o contato direto ou indireto com seus pares, vivenciando diferentes
emoções nos momentos de brincadeiras e cantigas, as crianças
interagem e aprendem a cooperar e a tolerar as diferenças entre
elas. Nesse sentido percebemos a necessidade de ampliar o repertório
musical das crianças, incentivando-as a ouvir, aprender e cantar
diferentes musicas.
Objetivo
Geral
Ampliar
o repertório musical das crianças desenvolvendo sua percepção
auditiva através de brincadeiras relacionadas com as músicas
trabalhadas.
Objetivos
específicos
-
Conhecer
diferentes músicas infantis.
-
Explorar diferentes sons.
-Conhecer
e participar de brincadeiras.
-Desenvolver
o pensamento, concentração e imaginação.
-Vivenciar
expressões do movimento: faciais e corporais.
Conteúdos
-Sons
-Gestos
-Expressões:
corporais, faciais (imitação).
-Movimentos
corporais/dança
-Música
Pratica
Social Inicial
As
crianças demonstram interesse por música, conhecem poucas letras de
músicas infantis, porém quando solicitado que cantem alguma música
sempre repetem as mesmas músicas (Atirei um pau no gato,
Borboletinha, O sapo etc.).
Problematização
Como
ampliar o repertório musical das crianças desenvolvendo sua
percepção auditiva através de brincadeiras relacionadas com as
músicas trabalhadas?
Avaliação
A
avaliação será realizada posteriormente levando em consideração
o conhecimento que as crianças adquiriram com as músicas
aprendidas.
Pratica
Social Final
Percebemos
que as crianças ampliaram sua percepção auditiva, concentração
em diferentes sons e musicas que aprenderam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.