quarta-feira, agosto 15, 2012


CURSO TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ-SC
ESCOLA: E.B.M. ANITA GARIBALDI / CEIM
TURMA: MATERNAL
PROFESSORA:Melissa Borges da Silva - Professora Licenciada em Educação Infantil
ÁREA DE ATUAÇÃO: RECREAÇÃO E MUSICALIZAÇÃO



PROJETO: OUVINDO, CANTANDO E APRENDENDO


JUSTIFICATIVA
  
            A música faz parte do universo infantil, desde muito cedo, seja na família ou na escola.
Por meio das brincadeiras cantadas, as crianças vivenciam experiências distintas, como: tocar o outro e ser tocada, cantar, movimentar-se, posicionar-se, expressar-se, contrariar-se e, principalmente se divertir, conhecendo os sons e alterações na própria voz.
           Com o contato direto ou indireto com seus pares, vivenciando diferentes emoções nos momentos de brincadeiras e cantigas, as crianças interagem e aprendem a cooperar e a tolerar as diferenças entre elas. Nesse sentido percebemos a necessidade de ampliar o repertório musical das crianças, incentivando-as a ouvir, aprender e cantar diferentes musicas.

Objetivo Geral

          Ampliar o repertório musical das crianças desenvolvendo sua percepção auditiva através de brincadeiras relacionadas com as músicas trabalhadas.

Objetivos específicos

- Conhecer diferentes músicas infantis.
- Interagir com colegas e professores.
- Explorar diferentes sons.
-Conhecer e participar de brincadeiras.
-Desenvolver o pensamento, concentração e imaginação.
-Vivenciar expressões do movimento: faciais e corporais.

Conteúdos

-Sons
-Gestos
-Expressões: corporais, faciais (imitação).
-Movimentos corporais/dança
-Música

Pratica Social Inicial

          As crianças demonstram interesse por música, conhecem poucas letras de músicas infantis, porém quando solicitado que cantem alguma música sempre repetem as mesmas músicas (Atirei um pau no gato, Borboletinha, O sapo etc.). 
 
Problematização

            Como ampliar o repertório musical das crianças desenvolvendo sua percepção auditiva através de brincadeiras relacionadas com as músicas trabalhadas?

Avaliação

             A avaliação será realizada posteriormente levando em consideração o conhecimento que as crianças adquiriram com as músicas aprendidas.

Pratica Social Final

          Percebemos que as crianças ampliaram sua percepção auditiva, concentração em diferentes sons e musicas que aprenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.