Professora
Pós Graduada em Educação: LUIZA ROLIM HUBNER
1.
TEMA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO
2.
JUSTIFICATIVA:
Desde os tempos antigos, os homens sempre tiveram curiosidade e
tentavam explicar a origem do Universo da forma que eles conseguiram
imaginar.
Para isso, tiveram que criar lendas, inventaram mitos. Deram corpo e
forma a seres considerados superiores aos homens e possuidores de
poderes especiais. Por essa razão, esses seres eram considerados
deuses.
Já, os astrônomos contemporâneos apontam diversas hipóteses
para o surgimento do Universo. Para eles, toda matéria do universo
formou-se a partir de uma “grande explosão”, que ocorreu
aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa explosão recebeu o nome de
Big-Bang.
A teoria do Big-Bang, diz que toda a matéria existente estava
concentrada em um ponto, e uma forte “explosão”, fez com que ela
fosse fragmentada e sofresse expansão criando o Universo que
conhecemos hoje.
A formulação da teoria do Big-Bang, só foi possível graças ao
acúmulo de registros e aos estudos realizados ao longo da história
do ser humano.
O cientista Newton, foi o primeiro a sistematizar a moderna ciência
da natureza, formulando definições e noções de massa, força,
inércia, espaço, tempo e movimento.
A necessidade de trabalhar o conhecimento científico,
partiu da curiosidade que os educandos tem sobre o surgimento do
Universo.
- OBJETIVO GERAL:
Sistematizar elementos relacionados aos conceitos físicos, partindo
de hipóteses que as crianças trazem do seu cotidiano.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar hipóteses de como surgiu o Universo.
- Estabelecer relações com fenômenos naturais e científicos.
- Compreender como se formou o Universo.
- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA:
Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental, do turno Vespertino, da
Escola de Educação Básica Professora Luiza Santin.
- METODOLOGIA / ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Iniciando a aula sobre o Universo, questionando num primeiro momento os alunos, com as seguintes perguntas:
. O que é o Universo?
. O que existe no Universo
. Como surgiu o Universo?
- Será registrado em cartazes a visão dos alunos sobre o tema, através de desenhos. (em grupos)
- Após, cada grupo apresentará seu desenho, explicando o que construíram.
- Partindo desta visão, os alunos farão uma pesquisa, para o desenvolvimento do conhecimento científico, sendo que para isso, utilizarão a Internet, livros, revistas, jornais, dicionários, etc.
- Com o resultado da pesquisa, os alunos produzirão um texto individual, ilustrando-o, baseado no conhecimento científico.
- Complementando a pesquisa, será apresentado, uma fita de vídeo “Explosão Big-Bang”, permitindo que a criança comece a estruturar conceitos científicos mais complexos, relacionados à física, especialmente as forças da natureza.
- Para representar a explosão, será usado um balão, contendo dentro, (papel picado, pedrinhas, arroz, feijão, bolinhas de isopor, etc. Com isso, será feito uma observação dos objetos que estavam no balão, relacionando com o que existe no Universo hoje.
- Será feito questionamentos sobre o conceito de Universo, que eles tinham no primeiro momento da aula e após a experiência.
- Contextualizar um texto informativo: “O Universo” (ANEXO)
- RECURSOS UTILIZADOS:
- Vídeo
- TV
- Livros
- Dicionário
- Cartazes
- Textos da mídia
- Balão
- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita enquanto sujeito histórico social, onde o
aluno será avaliado através de:
- Participação
- Interesse
- Observação
- Criatividade
- Organização
Desta maneira o aluno, consegue ver, relacionar, aprender e se
posicionar, elaborando seu próprio conhecimento.
O Universo
O
Universo teve um começo, hoje chamamos de Big-Bang.
O
Universo antes era um pouco brilhante e quente, menor que um átomo.
Com uma explosão primordial ele começou a se expandir. Finalmente o
hidrogênio no espaço se resfriou e começou a formar estrelas e
galáxias que surfam pelo espaço, que continua a se
expandir.Calcula-se que de 15 a 20 bilhões de anos começou o Big
Bang.
Big
Bang, uma das teorias sobre a origem do Universo. Foi uma grande
explosão que teria dado origem a toda matéria existente. Como
decorrência dessa explosão o Universo continua a se expandir até
hoje, até que chegará ao ponto em que voltará a se contrair.
Depois ocorrerá novamente uma expansão e o ciclo se repetiria.
Outra
teoria afirma que o Universo não teve início e não terá fim,
sendo sua matéria continuamente reposta.
O
Universo é formado por Corpos Celestes que podem ser estrelas,
planetas, cometas, satélites, galáxias, nebulosos buracos negros ou
quasares.
Galáxias: conjunto de milhões de estrelas que giram em torno
do centro de um núcleo. É um conjunto de estrelas de diversos tipos
e nebulosas gasosas.
Estrelas: Corpos luminosos e quentes que possuem luz e calor
próprios resultantes da fusão nuclear.
Plantas são corpos celestes que giram ao redor das estrelas.
Cometas: formados por gelo e poeira, supõem-se que haja um
milhão de cometas em órbita do sol. Periodicamente, os cometas se
aproximam da Terra, podendo ser observados. O mais famoso é o cometa
Halley, que se aproxima da Terra a cada 76 anos. Sua primeira
aparição em 1759, comprovou a teoria da gravitação de Newton. Em
1986, causou frustração aos amadores.
Galáxias: são um conjunto de estrelas, poeira e gases. Há
vários tipos de galáxias, sendo as principais as aspirais e as
elípticas. Supõe-se que a Via Láctea onde está localizado o sol
seja do tipo espiral.
O sol é apenas uma das 100 bilhões de estrelas que fazem parte da
Via Láctea.
Nebulosas: corpos celestes com extensão de luz indistinta. A
dois tipos, difusas ou remanescentes.
Buracos Negros: são corpos celestes, que possuem enorme força
gravitacional, atraindo até mesmo a luz.
Quasar: Corpo celeste do tamanho de uma estrela, mas que emite
energia, equivalente a de uma galáxia.
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