CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA:LISABETE PIRES FERST, PÓS GRADUADA
EM EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: PRÉ ESCOLAR
CEIM: PEQUENO PRINCIPE
TEMA:
MEU NOME , MINHA IDENTIDADE
JUSTIFICATIVA
A
construção da identidade para a criança estabelece uma distinção
entre o eu e o outro. As crianças pensam um mundo de um jeito
especial e muito próprio. Portanto a construção de sua identidade
se dá de forma gradativa e por meio das interações sociais. O nome
é uma palavra muito importante e significativa para a criança. Ela
a identifica perante os outros e a si mesma, desde pequena vê seu
nome escrito em muitos lugares, com base na escrita do seu nome cabe
ao educador levá-lo a refletir sobre o mundo da escrita. É comum
nessa faixa etária, utilizarem as letras do seu nome para escreverem
outras coisas fazendo associações entre letras e sons. A construção
da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do
indivíduo.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
que a criança perceba-se enquanto ser social, com uma história, uma
identidade a qual deve ser valorizada e respeitada a partir das
relações favorecendo o reconhecimento de si própria, do outro e da
escrita do nome.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Valorizar a história do nome de cada criança promovendo o
conhecimento de si e do outro.
-
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através
de atividades com o nome, estimulando a oralidade das crianças
criando condições para que compreendam a leitura e seus
significados.
-
Reconhecer, identificar nas diferentes situações do dia a dia a
escrita do seu nome e sobrenome enquanto ser social.
-
Proporcionar a criança o contato e o conhecimento da história da
escrita, dos números.
CONTEÚDOS
-
Identidade
-
Reconhecimento da história da escrita e dos números.
-
Linguagem oral e escrita
-
Construção da escrita
-
Alfabeto
-
Relação fonema e grafema
-
Reconhecimento da escrita do nome.
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL
-
As crianças sabem que tem um nome,
-
Conhecem o nome de algumas pessoas de seu convívio (família,
amigos...)
PROBLEMATIZAÇÃO
-
Todos nós temos um nome e um sobrenome? Eles são importantes?
Porquê?
-
Vocês sabem o nome de todos os colegas? Das professoras? E dos pais
de vocês?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
-
História da escrita.
-
Desenhar o que entendeu da história fazendo recorte e colagem para
ilustrar a mesma.
-
Construção de um painel coletivo da história da escrita onde as
crianças vão desenhar usando giz de cera, carvão, fazer recorte e
colagem e registrar algumas palavras chaves da história no painel.
-
Registrar algumas letras do alfabeto, seu nome e de alguns colegas no
caderno de atividades.
-
Propor brincadeiras em grupo integrando as crianças através de
conversas em rodinha a fim de possibilitar o conhecimento do nome,
objetos, brinquedos... (caixa surpresa). Registrar alguns nomes no
caderno de atividades.
-Encaminhar
uma pesquisa aos pais sobre a história do nome da criança com
fotos e após organizar um mural socializando a pesquisa.
-
Construir painéis com músicas sobre o nome:
Se
eu fosse um peixinho, a canoa virou nossos nomes... Utilizando
materiais diversos.
-
Com massa de modelar desafiar a construírem o seu nome.
-
Cotação da história: A magia das letras será contada com
fantoches de palitos pela professora.
-
Confeccionar o castelo da história com as crianças usando caixas,
rolo de papel higiênico, tinta guache, cola brilho, papel colorido,
letras do alfabeto.
-
Fazer um livro da história, Magia das letras com desenhos, recortes
e colagem, escritas das letras...
AVALIAÇÃO
A
avaliação dar-se-á no processo como um todo. Através de registros
das atividades, observação do interesse e envolvimento das crianças
nos diversos momentos, onde a professora estará mediando sobre o
conhecimento trabalhado, observando o nível de desenvolvimento em
que a criança de encontra e o que conseguiu avançar.
PRÁTICAS
SOCIAl FINAL
-
Espero que no desenvolvimento desse projeto as crianças consigam
perceber que todos tem um nome e um sobrenome, uma história a ser
valorizada, bem como, seus colegas e familiares.
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