quarta-feira, agosto 15, 2012

MEU NOME MINHA IDENTIDADE


CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ-SC
PROFESSORA:LISABETE PIRES FERST, PÓS GRADUADA 
EM   EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: PRÉ ESCOLAR
CEIM: PEQUENO PRINCIPE


TEMA: MEU NOME , MINHA IDENTIDADE

JUSTIFICATIVA

A construção da identidade para a criança estabelece uma distinção entre o eu e o outro. As crianças pensam um mundo de um jeito especial e muito próprio. Portanto a construção de sua identidade se dá de forma gradativa e por meio das interações sociais. O nome é uma palavra muito importante e significativa para a criança. Ela a identifica perante os outros e a si mesma, desde pequena vê seu nome escrito em muitos lugares, com base na escrita do seu nome cabe ao educador levá-lo a refletir sobre o mundo da escrita. É comum nessa faixa etária, utilizarem as letras do seu nome para escreverem outras coisas fazendo associações entre letras e sons. A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar que a criança perceba-se enquanto ser social, com uma história, uma identidade a qual deve ser valorizada e respeitada a partir das relações favorecendo o reconhecimento de si própria, do outro e da escrita do nome.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Valorizar a história do nome de cada criança promovendo o conhecimento de si e do outro.
- Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade das crianças criando condições para que compreendam a leitura e seus significados.
- Reconhecer, identificar nas diferentes situações do dia a dia a escrita do seu nome e sobrenome enquanto ser social.
- Proporcionar a criança o contato e o conhecimento da história da escrita, dos números.

CONTEÚDOS

- Identidade
- Reconhecimento da história da escrita e dos números.
- Linguagem oral e escrita
- Construção da escrita
- Alfabeto
- Relação fonema e grafema
- Reconhecimento da escrita do nome.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

- As crianças sabem que tem um nome,
- Conhecem o nome de algumas pessoas de seu convívio (família, amigos...)

         PROBLEMATIZAÇÃO

- Todos nós temos um nome e um sobrenome? Eles são importantes? Porquê?
- Vocês sabem o nome de todos os colegas? Das professoras? E dos pais de vocês?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

- História da escrita.
- Desenhar o que entendeu da história fazendo recorte e colagem para ilustrar a mesma.
- Construção de um painel coletivo da história da escrita onde as crianças vão desenhar usando giz de cera, carvão, fazer recorte e colagem e registrar algumas palavras chaves da história no painel.
- Registrar algumas letras do alfabeto, seu nome e de alguns colegas no caderno de atividades.
- Propor brincadeiras em grupo integrando as crianças através de conversas em rodinha a fim de possibilitar o conhecimento do nome, objetos, brinquedos... (caixa surpresa). Registrar alguns nomes no caderno de atividades.
-Encaminhar uma pesquisa aos pais sobre a história do nome da criança com fotos e após organizar um mural socializando a pesquisa.
- Construir painéis com músicas sobre o nome:
Se eu fosse um peixinho, a canoa virou nossos nomes... Utilizando materiais diversos.
- Com massa de modelar desafiar a construírem o seu nome.
- Cotação da história: A magia das letras será contada com fantoches de palitos pela professora.
- Confeccionar o castelo da história com as crianças usando caixas, rolo de papel higiênico, tinta guache, cola brilho, papel colorido, letras do alfabeto.
- Fazer um livro da história, Magia das letras com desenhos, recortes e colagem, escritas das letras...

AVALIAÇÃO

       A avaliação dar-se-á no processo como um todo. Através de registros das atividades, observação do interesse e envolvimento das crianças nos diversos momentos, onde a professora estará mediando sobre o conhecimento trabalhado, observando o nível de desenvolvimento em que a criança de encontra e o que conseguiu avançar.

        PRÁTICAS SOCIAl FINAL

- Espero que no desenvolvimento desse projeto as crianças consigam perceber que todos tem um nome e um sobrenome, uma história a ser valorizada, bem como, seus colegas e familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.