terça-feira, agosto 14, 2012

BRINCAR É COISA SÉRIA!!!




BRINCAR É COISA SÉRIA!!!

    IDENTIFICAÇÃO: 
     
    Turma: Maternal Faixa Etária: 02 a 04 anos
    Professora Musicalização/Recreação: Josiane Rodrigues Fustes
    Período de realização: 3 meses

  1. JUSTIFICATIVA:
  • O projeto Recreação na Educação infantil nasce de um profundo desejo de valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de interação, onde o aprendizado ocorra, sim, porém de modo dinâmico, vivo. Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a criança, brincar é coisa séria. É brincando que ela adquire e forma conceitos, é brincando que ela começa a interagir e a socializar-se. São as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.
  • Declaração Universal dos Direitos da Criança: "... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)
  • Brincar, portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de formação do ser humano.

  • OBJETIVOS:

  • OBJETIVO GERAL:

  • O objetivo deste projeto é de viabilizar as crianças pequenas o maior acesso a aquisição da linguagem do movimento e artística. Trabalhando com os brinquedos feitos de materiais recicláveis, além de trabalhar algo diferente do que elas estão acostumadas, tem a questão da preservação do meio ambiente, que quanto mais cedo se trabalhar melhor.
      
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
  • Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
  • Despertar a livre iniciativa;
  • Estimular o convívio e a socialização;
  • Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço-temporais;
  • Cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe;
  • Explorar espaços, movimentos, expressões corporais;
  • Expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras;
  • Seguir regras durante jogos e brincadeiras;
  • Utilizar brinquedos de materiais recicláveis para contribuir desde cedo com a consciência ecológica;

  1. CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS A SEREM TRABALHADOS
  • Autonomia;
  • Comunicação;
  • Música;
  • Dança;
  • Artes;
  • Movimento;
  • Expressão corporal;
  • Expressões pessoais e de sentimentos;
  • Coordenação motora ampla e fina;


5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

As crianças gostam de brincar com sucatas e brinquedos que façam barulho e jogar de diferentes formas.

6-PROBLEMATIZAÇÃO:
  • Como a música pode ajudar nas atividades rotineiras?
  • Como as brincadeiras com os brinquedos podem contribuir para o desenvolvimento das crianças?
  • Como desenvolver a linguagem artística e do movimento com as brincadeiras e as cantigas de roda?

7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
  • - Brincadeiras de roda com diversas músicas;
  • - Brincadeiras com brinquedos feitos de materiais recicláveis;
  • - Andar, correr, pular, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
  • - Abrir, fechar, empilhar, encaixar;
  • - Batucar, bater palmas, tocar instrumentos feitos com materiais recicláveis;
  • -Cantigas de ninar na hora do soninho;
  • - Massa de modelar;
  • - Brincadeiras com instrumentos musicais, com ênfase na musicalização;
  • - Contação de histórias com dedoches;
  • - Atividades com balões e bolhas de sabão;
  • - Dramatização com as músicas cantadas e com os instrumentos feitos de materiais recicláveis.


  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação vai ser realizada a partir de observações diárias, tais como:
  • A criança participa das atividades?
  • A criança entende o que foi proposto?
  • A criança interage com o grupo?
  • A criança está aprendendo a seguir regras?
  • Há interesse da parte da criança pelas atividades propostas?

  1. PRÁTICA SOCIAL FINAL:
O que se espera deste projeto é o desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivos e psicomotores, com ênfase nas brincadeiras e musicalização.
Fazer com que com as brincadeiras desenvolvam também a noção de regras, limites e valores, importantes para o convívio com as outras crianças.
.

10. REFERÊNCIAS:
-ESCOLA, Nossa. EDUCAÇÃO INFANTIL. Programa Escola Forte. Prefeitura de Chapecó-Secretaria da Educação

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