quarta-feira, agosto 22, 2012

BRINCANDO E APRENDENDO COM O SEU LOBATO.

CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Musicalização/Recreação
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1 bimestre
PROFESSORA: Rosimeli Sigognini    


1. TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM O SEU LOBATO.
   
2. JUSTIFICATIVA

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender conceitos matemáticos que utilizarão no futuro e á compreenderem também que os animais assim como as pessoas se locomovem e falam de forma diferente.

3. OBJETIVOS:

3.1 OBJETIVO GERAL

- Utilizar a música infantil como forma de brincar e aprender.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Criar formas bidimensionais e tridimensionais com matérias diversos como: maquetes, móbiles, fantoches.
- Compreender a linguagem musical como forma de manifestação cultural contextualizada no espaço e tempo.
- Expressar fatos ocorridos, pensamentos e sentimentos por meio de expressões corporais e visuais como desenhos, pinturas, fotografias. 

4. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS  

Linguagem Artística:
Artes Visuais:
- Pintura;
- Desenho;
- Fotografias;
- Escultura (modelagem);
- vídeo;
Artes Cênicas:
- Gestos (imitação);
Linguagem Movimento:
- Cantigas de roda;
- Imitação;

5.  PRÁTICA SOCIAL INICIAL 

Poucos conhecem a música, e os que conhecem ainda não a reconhecem como forma de aprender.

6. PROBLEMATIZAÇÃO  

Dando inicio as atividades, foram feitas as seguintes perguntas ás crianças:
-Quem é o dono do sítio?
- Quantos animais ele tinha?
- Quem são os animais?
- Que sons faziam?

7. INSTRUMENTALIZAÇÃO 

- Ouvir a música “A Turma do Seu Lobato”, através de CD ou DVD;
- Confeccionar junto às crianças o cenário do Sítio do seu Lobato e alguns dos animais, usando E.V. A, cola quente, palitos e uma latinha de Nescau vazia.
- Cantar a música com frequência nas aulas, utilizando o cenário confeccionado;
- Destacar o nome de cada animal e o som que produzem;
- Fazer com que as crianças imitam cada animal;
- Utilizar o cenário também para Contação de história;
- Realizar pintura dos rostos de animais, para confeccionar as máscaras para encenar a música;
- Brincadeira dos dados (“uma criança joga primeiro o dado dos números e depois dos animais, conforme o número e o animal que aparecer, ela deverá imitar o som a quantidade de vezes”).
- Assistir (Vídeo do Sítio do Seu Lobato). 

8. AVALIAÇÃO 

Perceber se as crianças passaram a conhecer os animais do sítio e perceber a música como forma de aprender.
  
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL 

Todas as crianças passaram a cantar a música, relacionando os nomes e sons dos animais, em seu cotidiano, demonstrando que a música veio como forma de brincadeira e aprendizagem.
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.