quarta-feira, agosto 15, 2012

As Cantigas de roda, o brinquedo e a brincadeira na educação infantil

 
PREFEITURA MUNICIPAL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA FORTE
GESTÃO DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL GUIDO MANTELLI
RUA VICENTE MANTELLI Nº 52 E
BAIRRO: Engenho Brau
FONE:
TURMA: PRÉ-ESCOLAR VESPERTINO
FAIXA ETÁRIA: 4 E 5 ANOSNMISTO MATUTINO E VESPERTINO
GESTORA: ANDRÉIA ZATTI
COORDENDORA: MARISTELA MACIEL
PROFESSOR: ALESSANDRO RIBEIRO DE MELLO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: AGOSTO, SETEMBRO OUTUBRO

TEMAS:AS CANTIGAS DE RODA
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


2- JUSTIFICATIVA

Nas cantigas de rodas e na brincadeira, a criança atribui sentido ao mundo, amplia o conhecimento, superando a individualismo e a dificuldade de manifestar o seu pensamento e relacionar-se com o outro.
Justifica-se o tema deste projeto por entender a importância das cantigas de roda e o brinquedos que a criança, é através, dos dois, que a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação entre os quais a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização, pois as cantigas e o brinquedo nada mais é que a própria linguagem da criança.

3- OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL

Desmistificar a visão de que cantar e brincar não há aprendizado, compreendendo e valorizando o brinquedo e as cantigas de roda como uma fonte inesgotável de conhecimento estimulando a intenção da criança e o desenvolvimento integral da mesma.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Ensinar para as crianças cantigas de roda, de uma forma que elas cantem com o grupo e individualmente.
Construir com as crianças brinquedos com materiais alternativos (sucatas), incentivando e valorizando a reciclagem, bem como orientando nos cuidados da conservação dos mesmos.
Valorizar através de relatos, exposições o que cada criança confeccionou em trouxe para o CEIM.
Resgatar a importância das cantigas e das brinquedos no desenvolvimento das potencialidades superiores a inocência, a imaginação, os valores e os conceitos.
Romper com a visão de que brinquedo tem que ser comprado ressaltando à importância do “fazer”, construir junto com a criança na família da mesma.
Criar a oportunidade de troca de brinquedos e brincadeiras entre as crianças, para que ocorra um maior conhecimento sobre o assunto.
Estimular a capacidade de criação, imaginação e expressão corporal.

4- Conteúdos

Movimento: Utilização expressão intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Percepção de estrutura rítmica para expressar corporalmente por meio de brincadeiras.
Conceitos de lateralidade todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino e muito/pouco.
Organização espacial: antes/durantes/depois, hoje/ontem/amanhã.
Jogos de raciocínio: quebra cabeça, jogos de memória e encaixe;
Classificar e nomear objetos pela cor, forma (circulo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.

5- PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Brincadeiras que adquirem no dia a dia a dia com seus amigos dentro e fora da escola;
A maioria das crianças tem o conhecimento das brincadeiras, porém alguns ainda têm algumas dificuldades porque não conseguem se concentrar;

6- PROBLEMATIZAÇÃO

Para que cantar?
Para que dançar?
Participo para que ocorram as atividades?
Como são as minhas atitudes no grupo?Em casa? E comigo mesmo?

7- INSTRUMENTALIZAÇÃO
Através de jogos músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora.
Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distinguem o dia e a noite, ontem, o hoje e amanhã.
Através de jogos como quebra-cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para a criança, sem que ela tente responder sozinha.
Através de objetos de sucata e material dourado que tenham estas características utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.