PREFEITURA
MUNICIPAL
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA
ESCOLA FORTE
GESTÃO DE
EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL GUIDO MANTELLI
RUA
VICENTE MANTELLI Nº 52 E
BAIRRO:
Engenho Brau
FONE:
TURMA:
PRÉ-ESCOLAR VESPERTINO
FAIXA
ETÁRIA: 4 E 5 ANOSNMISTO MATUTINO E VESPERTINO
GESTORA:
ANDRÉIA ZATTI
COORDENDORA:
MARISTELA MACIEL
PROFESSOR:
ALESSANDRO RIBEIRO DE MELLO
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO: AGOSTO, SETEMBRO OUTUBRO
TEMAS:AS
CANTIGAS DE RODA
O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2-
JUSTIFICATIVA
Nas
cantigas de rodas e na brincadeira, a criança atribui sentido ao
mundo, amplia o conhecimento, superando a individualismo e a
dificuldade de manifestar o seu pensamento e relacionar-se com o
outro.
Justifica-se
o tema deste projeto por entender a importância das cantigas de roda
e o brinquedos que a criança, é através, dos dois, que a criança
aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação
entre os quais a coordenação motora, criatividade, raciocínio,
identidade, autonomia, comunicação, socialização, pois as
cantigas e o brinquedo nada mais é que a própria linguagem da
criança.
3-
OBJETIVOS
3.1
OBJETIVO GERAL
Desmistificar
a visão de que cantar e brincar não há aprendizado, compreendendo
e valorizando o brinquedo e as cantigas de roda como uma fonte
inesgotável de conhecimento estimulando a intenção da criança e o
desenvolvimento integral da mesma.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO
Ensinar
para as crianças cantigas de roda, de uma forma que elas cantem com
o grupo e individualmente.
Construir
com as crianças brinquedos com materiais alternativos (sucatas),
incentivando e valorizando a reciclagem, bem como orientando nos
cuidados da conservação dos mesmos.
Valorizar
através de relatos, exposições o que cada criança confeccionou em
trouxe para o CEIM.
Resgatar
a importância das cantigas e das brinquedos no desenvolvimento das
potencialidades superiores a inocência, a imaginação, os valores e
os conceitos.
Romper
com a visão de que brinquedo tem que ser comprado ressaltando à
importância do “fazer”, construir junto com a criança na
família da mesma.
Criar a
oportunidade de troca de brinquedos e brincadeiras entre as crianças,
para que ocorra um maior conhecimento sobre o assunto.
Estimular
a capacidade de criação, imaginação e expressão corporal.
4-
Conteúdos
Movimento:
Utilização expressão intencional do movimento nas situações
cotidianas e em suas brincadeiras.
Percepção
de estrutura rítmica para expressar corporalmente por meio de
brincadeiras.
Conceitos
de lateralidade todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio,
grosso/fino e muito/pouco.
Organização
espacial: antes/durantes/depois, hoje/ontem/amanhã.
Jogos de
raciocínio: quebra cabeça, jogos de memória e encaixe;
Classificar
e nomear objetos pela cor, forma (circulo, triângulo e quadrado),
tamanho e quantidade.
5-
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Brincadeiras
que adquirem no dia a dia a dia com seus amigos dentro e fora da
escola;
A
maioria das crianças tem o conhecimento das brincadeiras, porém
alguns ainda têm algumas dificuldades porque não conseguem se
concentrar;
6-
PROBLEMATIZAÇÃO
Para que
cantar?
Para que
dançar?
Participo
para que ocorram as atividades?
Como são
as minhas atitudes no grupo?Em casa? E comigo mesmo?
7-
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Através
de jogos músicas e atividades que incentivam o aprendizado da
criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro
para fora.
Utilização
do calendário e estimulação de perguntas e respostas que
distinguem o dia e a noite, ontem, o hoje e amanhã.
Através
de jogos como quebra-cabeça, encaixes, de formas e situações
problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo
para a criança, sem que ela tente responder sozinha.
Através
de objetos de sucata e material dourado que tenham estas
características utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
Através
de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e
classificação de iguais e diferentes.
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