quarta-feira, agosto 24, 2011

Curso de 100h. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

    
             De 1º de Agosto a  12 de Dezembro de 2011, o Núcleo de Tecnologia está realizando o curso de Tecnologias na Educação para profissionais da educação municipal. No decorrer do curso serão trabalhados os temas: Tecnologia na sociedade na vida e na escola; internet, hipertexto e hipermídia; currículo, projetos e   tecnologia; práticas pedagógicas e mídias digitais. O curso inclui atividades presenciais e a distância. O principal objetivo do NTM é a formação de professores da rede municipal em tecnologias educacionais.



quarta-feira, agosto 03, 2011

Educação e Tecnologia.


Educação e Tecnologia.
Gabriela Malvessi Lima

O avanço das novas Tecnologias da Informação e Comunicação vem proporcionando maior acessibilidade a todos os tipos de usuários, independente de sua classe social ou diversidade cultural. No entanto, essas TICs não são frequentemente utilizadas na educação, pois, muitas vezes, os próprios docentes não possuem conhecimentos sobre essas ferramentas. São exemplos de ferramentas tecnológicas que podem ser usadas na educação: blog, chat, fórum, youtube, twitter (o microblog mais falado atualmente), bem como utilização de softwares educativos, entre muitos outros. Mas essa situação está mudando graças a essas tecnologias que estão sendo implantadas nas escolas e os professores sendo levados a aprender sobre isso.
Diante disso, afinal, é possível trabalhar com tais ferramentas sem perder o rendimento de aprendizagem, isto é, ter um controle para que os alunos não se dispersem e não utilizem estas ferramentas para entretenimento pessoal?
O docente tem que saber como lidar com essas ferramentas, visto que, no que diz respeito a seu uso toda tecnologia traz com si uma ambiguidade. Por tanto, cabe ao professor desenvolver mecanismos para mediar de forma eficiente e eficaz estas atividades, com certeza isso é possível, o professor deve fazer cursos que promovam conhecimento sobre o uso correto das tecnologias na educação, professores instruíos igual a alunos mais interessados e comprometidos.

O QUE QUEREMOS COM A TECNOLOGIA?






O QUE QUEREMOS COM A TECNOLOGIA


Até pouco tempo nossas crianças brincavam umas com as outras, subindo em árvores, pega-pega, esconder, bola... agora o que mais vemos é nossas crianças em casa na frente de um computador ou televisão, amigos são poucos, brincar? Muitos nem sabem como brincar, porém são crianças que manuseiam essas tecnologias com um saber impossível de acreditar mexem nos botões com uma esperteza incrível. são saberes bem diferentes, que hoje para nova gerção é fundamental e nós não podemos fechar os olhos para esta tecnologia podemos nos aliar ou ficar de fora.
A tecnologia é importante porém acredito que ela não é fundamental e única para as crianças. o brincar é importante, fundamental e não podemos esquecer que nossos pequenos são crianças merecem desenvolver-se em todos os aspectos, os professores precisam orientar, os pais precisam educar e a sociedade e mídia precisam parar de impor a tecnologia como a “mais importante”.

Cursista:Fabiule gomes

A Educação no Século XXI


Jairo Francisco dos Santos
Professor de Língua Estrangeira/Inglês

A Educação no Século XXI

Quem navega à deriva sabe que há vida além dos mares nos mapas, além das bússolas, astrolábios, diários de bordas além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos...” (Marcus Vinicius))

Quando criança, admirava muito minha mãe sair de casa carregada com aqueles mapas mundi, livros, cartilhas... Ficava sempre a admirar “nossa como minha mãe é importante”. Parecia que ela era a detentora de todo conhecimento do mundo e que ser educador era uma tarefa árdua, pois requeria muito esforço e dedicação. Afinal não era fácil aprender todos aqueles conteúdos para depois ensinar aos alunos.
Ficava sempre a pensar que quando eu crescesse não teria dúvida, seria também um professor. Afinal, bastava também aprender a utilizar todo aquele material que minha mãe já tinha produzido e tudo daria certo, pois os alunos de minha mãe sempre aprendiam direitinho aquilo que ela ensinava.

Um certo dia minha mãe desistiu daquilo tudo e resolveu se dedicar ao cultivo da terra que tinha obtido com dinheiro que havia recebido pelos seus oito anos de profissão. Nunca entendi direito a atitude de minha mãe, afinal eu me orgulhava tando da sua profissão, pois de cultivar a terra todos meus vizinhos entendiam, mas ser professora era exclusividade dela.

Já crescido, numa daquelas tardes de longa conversa e chimarrão curto (digo chimarrão curto pelo pequeno tamanho da cuia de minha mãe), perguntei a ela o motivo de ter abandonado o magistério tão precocemente e fiquei surpreso com a resposta “Olha... eu adorava ser professora. Tinha certeza que eu tinha nascido para aquilo. Entretanto, quando o governo disse que nós teríamos que trabalhar sobre sexo!!! Há!!! Não tive dúvidas... tô fora!!!”
E foi assim que minha mãe deixou de ser professora. O motivo a razão “trabalhar sobre sexo”. Um tema que para ela, que fora educada nos princípios da moral e dos bons costumes, era um tabu.


Mas o que está história de minha mãe tem a ver comigo? O que esta conversa com o meu passado tem haver com SER EDUCADOR NO SÉCULO XXI? Talvez nada, talvez tudo.
O orgulho de infância de ser filho da professora, somado as brincadeira de escolinhas com o material de trabalho organizado pela minha mãe nos tempos de professora, tornaram-me um educador.
Formado em Letras Português/Inglês, pós graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Mestrado em educação. Sou educador a mais de 12 ano. Estava com uma dúvida medonha. Vendo minhas poucas economias conseguido com o meu salaria de professor e compro uma pequena chácara e vou cultivar a terra, ou me matricular em um curso sobre Tecnologia na Educação (TIC)?
Quando criança parecia ser tão fácil ser professor. E fato era. Mas agora com toda essa moda de computador, data show... E se não bastasse o governo envia para a escola que eu trabalho, os famosos lep tops. Me sinto igualmente a minha mãe, que há alguns anos atras foi incumbida de trabalhar sobre “sexo”. Tenho a sensação que aqueles lep tops são igualmente aquelas esfinges que dizem “descifra-me ou te devorarei”.
Não tive dúvida. Matriculei-me no curso. Não por estar convencido que apenas a utilização das novas tecnologias na educação, vão por si só resolver problemas nevrálgicos no ensino brasileiro. Mas pelo simples fato de quando criança, não ter brincado de ser agricultor e não entender nada sobre o cultivo da terra.

Educação e Tecnologia



Autora:Professora Nadja Eberle
EBM Padre José Anchieta
Educação e Tecnologia

Estar preparado para novos desafios,que facilitem, promovam, despertem, incentivem e sobretudo possa e deva ser utilizado como ferramenta na construção de conhecimento junto a seus alunos, deve ser prioridade na vida de um professor comprometido, atualizado, consciente de sua responsabilidade para a formação de cidadãos com capacidade de atitudes transformadoras, coerentes para a possibilidade de um mundo justo e melhor. Busca incansável da humanidade diga-se de passagem. A tecnologia abre portas como nunca se pensou possível para as relações humanas, a troca de conhecimentos das diversas camadas sociais, velocidade de informações, acesso a lugares, autores, pensadores, enfim, instrumento facilitador da aprendizagem.
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Junior,” o acesso ás redes digitais de comunicação e informação é importante para o desenvolvimento de qualquer instituição social especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana. Por isso cabe a educação uma parcela de responsabilidade tanto na compreensão critica dos significados desta transformação como na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada entre outros fatores pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de processamento de informações”, analisa Arnaud.


O mundo da tecnologia


O MUNDO DA TECNOLOGIA

Professora : Elena Sfredo

Como viveríamos hoje sem a tecnologia? O mundo todo está interligado, as informações que chegam até nós em qualquer lugar , a qualquer hora, não importa a distância ou o hemisfério. Ela chega ao mesmo tempo numa rapidez incrível, independente de povos  culturas ou crenças .
Nós, como educadores, precisamos estar cada vez mais atualizados  mais interligados, mais informados sobre o que nos rodeia . Para entrarmos na sala de aula, devemos estar prontos para desafiar nossos educandos, para que não sejamos desafiados por eles  ou então pegos de surpresa com perguntas que não sabemos responder sobre informações das novas tecnologias .
Os educandos aprendem com muito mais facilidade que nós adultos , pois as oportunidades que eles tem são muito maiores do que as que tivemos . Portanto, educar sem se desafiar a entrar no mundo da tecnologia é voltar ao passado, é não se dar a oportunidade de desfrutar os benefícios que estão ao nosso alcance. A internet abre as portas para o mundo e para a educação como ferramenta de pesquisa e aprendizado, que incentiva a comunicação entre os educandos e os educadores .
Desta forma, educando e educador participam do processo de ensino e aprendizagem usando de todas essas informações que estão ao seu dispor . Entra aí o papel do professor como orientador , conhecedor e instrumentalizador do processo ensino e aprendizagem , fazendo com os educandos criem métodos próprios para a organização de múltiplas fontes de saberes, compartilhando com os colegas e auxiliando no seu aprendizado e conhecimento diário e para a vida .