segunda-feira, dezembro 13, 2010

Curso de Capacitação

Ensinando e Aprendendo com as TICs.

As professoras Mariza de Lurdes Lamaison e Ana Maria Espindola Fernandes estiveram em Florianópolis entre 29 de Novembro e 1º de Dezembro, participando do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Proporcionado pelo PROINFO/MEC. As mesmas estarão multiplicando o curso, que será de 100h, aos professores da Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo de 2011 no (NTM) Núcleo de Tecnologia Municipal de Chapecó

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Imaginação e minha identidade



IDENTIFICAÇÃO

Turma: Maternal I
Professora: Gabriela Malvessi Lima
                    Sueli Alves Pessoa
                    Magali Santin
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização: 2 meses

Tema:
Faz-de-conta a imaginação e minha identidade

Justificativa: A criança pequena nos primeiros dois anos passa de uma situação de dependência quase total para uma relativa independência de quatro maneiras, em ternos gerais: por meio do movimento e da habilidade de manipulação, ao alimentar-se sozinha, no desenvolvimento da linguagem pré-verbal precoce até a fala propriamente dita, bem como no cuidado corporal que leva ao controle dos esfíncteres. O faz-de-conta e a imaginação estão muito presentes na vida da criança, pode-se dizer que é de suma importância para a construção de sua identidade e permanece até a fase adulta. Desse modo através de diferentes atividades ela criará novos conhecimentos e experiências, e irá gradativamente ampliar seu desenvolvimento.

Objetivo Geral:
Instigar na criança a imaginação através do faz-de-conta, criando situações dentro e fora da sala de aula com a interação dos educadores e através das relações estabelecidas dentro e fora do CEIM.

Objetivos Específicos:
- Ampliação do vocabulário com (figuras, histórias, músicas,...);
- Valorizar e proporcionar momentos em que as crianças tenham autonomia;
- Proporcionar atividades envolvendo o corpo e movimento;
- Promover um ambiente lúdico e acolhedor;
- Despertar nas crianças através de diferentes atividades, a imaginação, criatividade e o faz-de-conta;
- Envolver as crianças em momentos de afetividade e conforto.
- Despertar a curiosidade das crianças e sua identidade, conhecer o nome dos colegas;

Conteúdos:
Imaginação, criatividade
Afetividade

Prática social inicial
- Brincar é bom, é divertido
- Podemos brincar de comidinha, imitar a professora, de carrinho, boneca.
- Temos que cuidar dos amigos.
Problematização:

- Dividir os brinquedos é legal?
- Podemos fazer um brinquedo com um cabo de vassoura ou garrafa pet?
- Que tipo de brinquedo?
- Ser amigo de todos os colegas e brincar com todos é legal?

Instrumentalização:

- Contar uma história que envolva a imaginação das crianças, História Festa no Céu. Conversar com as crianças sobre a história e fazer um painel com as crianças.
- Em outro momento colocar musicas para as crianças ouvir do CD musicas infantis.
- Fazer um cantinho da casinha e deixar as crianças brincar de faz de conta, observar as diversas situações no momento de brincar..
- Passar um filme sobre o tema trabalhado utilizamos o DVD Bebê mais onde no mesmo ressalta várias imagens de brinquedos e crianças.
- Conversar com as crianças sobre o filme e em seguida distribuir papel e giz de cera para as crianças fazer seu desenho livremente.
- As crianças escolheram o desenho que mais lhes agradou no filme onde será feito um trabalho de colagem com E.V.A. colorido.
- Confecção de alguns brinquedos a tartaruga e um sapo. As crianças levarão os brinquedos para casa.

Avaliação:
Através de observação e registros das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, será feita a avaliação, sabemos que cada criança tem seu tempo e que uma se sobressaem mais que outras em algumas atividades, neste sentido a mediação e intervenção da professora é muito importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Pratica Social Final:

Será realizada uma atividade envolvendo as crianças, uma brincadeira dirigida, será uma brincadeira de roda, observando o envolvimento das crianças e entrosamento com os colegas, e também distribuir brinquedos da casinha em outro momento e brincar com as crianças, observar as falas e atitudes das crianças e verificar se houve a mudança de comportamento e atitude.